Diálogo intercultural na escola portuguesa precisa-se!

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Leonor Côrte-Real
Maria Helena Araújo e Sá

Resumo

O presente artigo centra-se nas atividades do Clube Europeu da Escola Secundária de São Pedro do Sul, mais objetivamente no Projeto Quem Somos?, desenvolvido em 2010/2011, procurando analisar como, através dele, é promovido o diálogo intercultural nos/as alunos/as do 3º ciclo do
ensino básico. Explicitaremos o modo como o projeto foi realizado e procurou levar os/as alunos/as ao contacto direto com outras realidades, à valorização do conhecimento do Outro, à consciencialização da sua cultura e identidade (e das do Outro) e à compreensão da relevância da aprendizagem de línguas estrangeiras. Tratando-se de um estudo bastante circunscrito e de cariz exploratório, não nos é permitido fazer generalizações, porém, a análise dos resultados das atividades realizadas parece apontar para o facto de os/as alunos/as terem desenvolvido uma maior reflexão e conhecimento sobre si e sobre o Outro, reputados como fundamentais, acreditamos, para o crescimento dos/as jovens numa Europa a necessitar de refundação assente em valores partilhados, coletivamente assumidos e para os quais a escola pode e deve contribuir.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Côrte-Real, M. L., & Sá, M. H. A. e. (2014). Diálogo intercultural na escola portuguesa precisa-se! . Educação, Sociedade & Culturas, 41, 149-170. https://doi.org/10.34626/esc.vi41.296
Secção
DIÁLOGOS SOBRE O VIVIDO

Como Citar

Côrte-Real, M. L., & Sá, M. H. A. e. (2014). Diálogo intercultural na escola portuguesa precisa-se! . Educação, Sociedade & Culturas, 41, 149-170. https://doi.org/10.34626/esc.vi41.296