Escolarização indígena, cultura e educação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Patrícia Regina Ciaramello

Resumo

No Brasil, a Educação Escolar Indígena é uma realidade antiga, com suporte legal e amplamente
discutida entre diferentes povos indígenas e agentes não-indígenas de diversas áreas do  conhecimento, o que nos permite pensar não somente em «uma realidade», mas sim em realidades, que variam de acordo com o contexto histórico, social e cultural do povo indígena à qual se refere, com as políticas de implementação e gestão, entre outros tantos fatores. Atualmente a escolarização indígena não deve ser considerada como uma simples transposição de um modelo de escola ocidental para uma comunidade indígena, devendo-se levar em conta qual o projeto de vida da comunidade, o que e como a escola pode contribuir. Sendo assim, este artigo traz um breve histórico da escolarização indígena brasileira, retratando algumas de suas diferentes faces ao longo de aproximadamente cinco séculos.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ciaramello, P. R. . (2014). Escolarização indígena, cultura e educação. Educação, Sociedade & Culturas, 41, 109-125. https://doi.org/10.34626/esc.vi41.294
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Ciaramello, P. R. . (2014). Escolarização indígena, cultura e educação. Educação, Sociedade & Culturas, 41, 109-125. https://doi.org/10.34626/esc.vi41.294