Escolarização indígena, cultura e educação
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
No Brasil, a Educação Escolar Indígena é uma realidade antiga, com suporte legal e amplamente
discutida entre diferentes povos indígenas e agentes não-indígenas de diversas áreas do conhecimento, o que nos permite pensar não somente em «uma realidade», mas sim em realidades, que variam de acordo com o contexto histórico, social e cultural do povo indígena à qual se refere, com as políticas de implementação e gestão, entre outros tantos fatores. Atualmente a escolarização indígena não deve ser considerada como uma simples transposição de um modelo de escola ocidental para uma comunidade indígena, devendo-se levar em conta qual o projeto de vida da comunidade, o que e como a escola pode contribuir. Sendo assim, este artigo traz um breve histórico da escolarização indígena brasileira, retratando algumas de suas diferentes faces ao longo de aproximadamente cinco séculos.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.