Consumo e cultura Modos de ser e viver a contemporaneidade

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Dinah Quesada Beck
Paula Corrêa Henning
Virgínia Tavares Vieira

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir e problematizar o consumo como prática cultural e social instaurada no quotidiano dos indivíduos, especialmente no que se refere à sociedade ocidental. Deste modo, o texto apresenta algumas das características do consumo na contemporaneidade e, na sua narrativa, nutre-se dos seus desígnios, como os de prazer e felicidade, aborda a constituição dos sujeitos como consumidores e mercadorias e intensifica o olhar para a sua dinâmica e fluidez nas relações sociais e culturais postas em nosso quotidiano. O campo teórico escolhido versa especialmente a partir do importante sociólogo polaco Zygmunt Bauman e do filósofo e sociólogo
francês Gilles Lipovetsky. Olhando para os fenómenos sociais, políticos, económicos que constituem o contemporâneo, o artigo aborda a mundialização da cultura e coloca em discussão o fenómeno do consumo que tem determinado modos de ser e viver a atualidade.

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Como Citar
Beck, D. Q. ., Henning, P. C. ., & Vieira, V. T. . (2014). Consumo e cultura: Modos de ser e viver a contemporaneidade. Educação, Sociedade & Culturas, 42, 87-109. https://doi.org/10.34626/esc.vi42.283
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Beck, D. Q. ., Henning, P. C. ., & Vieira, V. T. . (2014). Consumo e cultura: Modos de ser e viver a contemporaneidade. Educação, Sociedade & Culturas, 42, 87-109. https://doi.org/10.34626/esc.vi42.283