Resgatar a meta-reflexão freiriana em cinco atos Um marco perene para pensar dilemas do educador-investigador hodierno
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Neste texto de tipo ensaístico, o objetivo é partilhar reflexões, inquietações e dilemas transversais sobre aspetos principais que foram emergindo de uma trajetória de investigação educacional no domínio da educação social e permanente de adultos (ESPA). Apresenta-se um balanço cujo fio condutor é desenvolvido em cinco atos que constituem cinco convicções que, ao estabelecerem-se, convocam coordenadas bem instituídas da investigação neste sector e resgatam, da literatura, um quadro teórico-conceptual crítico, cujo epicentro são os diversos contributos do pensamento freiriano. Termina-se com uma breve, embora convicta, apologia do contributo que a investigação crítica interdisciplinar e colaborativa pode dar, se transcender os atuais pressupostos paradigmáticos, porém instrumentalizados, de uma aprendizagem ao longo da vida. Nessa condição, poder-se-á tornar o “Espaço Europeu da Educação” uma oportunidade, sem fronteiras, para assegurar um futuro com dignidade humana, que transcenda a nossa espécie para, sabiamente, educar, sobretudo, para o valor da vida em todo o ecossistema.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.