Resgatar a meta-reflexão freiriana em cinco atos

Um marco perene para pensar dilemas do educador-investigador hodierno

Autores

  • Rosanna Barros CEAD – Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Universidade do Algarve, Faro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi56.27

Palavras-chave:

pensamento freiriano, educação social e permanente de adultos, papel do educador-investigador, teoria educacional crítica

Resumo

Neste texto de tipo ensaístico, o objetivo é partilhar reflexões, inquietações e dilemas transversais sobre aspetos principais que foram emergindo de uma trajetória de investigação educacional no domínio da educação social e permanente de adultos (ESPA). Apresenta-se um balanço cujo fio condutor é desenvolvido em cinco atos que constituem cinco convicções que, ao estabelecerem-se, convocam coordenadas bem instituídas da investigação neste sector e resgatam, da literatura, um quadro teórico-conceptual crítico, cujo epicentro são os diversos contributos do pensamento freiriano. Termina-se com uma breve, embora convicta, apologia do contributo que a investigação crítica interdisciplinar e colaborativa pode dar, se transcender os atuais pressupostos paradigmáticos, porém instrumentalizados, de uma aprendizagem ao longo da vida. Nessa condição, poder-se-á tornar o “Espaço Europeu da Educação” uma oportunidade, sem fronteiras, para assegurar um futuro com dignidade humana, que transcenda a nossa espécie para, sabiamente, educar, sobretudo, para o valor da vida em todo o ecossistema.

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

Barros, R. (2020). Resgatar a meta-reflexão freiriana em cinco atos: Um marco perene para pensar dilemas do educador-investigador hodierno. Educação, Sociedade & Culturas, (56), 83–100. https://doi.org/10.34626/esc.vi56.27