O Portugal democrático e a relação dos municípios com a educação Balanço e perspectivas

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Jorge Martins

Resumo

Mais do que uma descrição da história da relação do poder local com a educação, este texto procura refletir sobre essa relação, no sentido de contribuir para a compreensão dos seus principais marcos e das linhas de força que caracterizaram as suas fases, de modo a perspetivar eventuais tendências do seu próximo desenvolvimento. De forma geral, pode-se afirmar que, em matéria de educação, a relação do Estado com os municípios foi marcada por várias fases que, no conjunto, demonstram os múltiplos modos de subordinação do poder local ao poder central. A
subalternidade e complementaridade das políticas educativas municipais face às políticas governamentais foi o resultado previsível de reiteradas estratégias de diferenciação que, no contexto atual, ameaçam a natureza democrática, igualitária e emancipatória, do sistema público educativo.

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Como Citar
Martins, J. (2014). O Portugal democrático e a relação dos municípios com a educação: Balanço e perspectivas. Educação, Sociedade & Culturas, 43, 26-43. https://doi.org/10.34626/esc.vi43.269
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Martins, J. (2014). O Portugal democrático e a relação dos municípios com a educação: Balanço e perspectivas. Educação, Sociedade & Culturas, 43, 26-43. https://doi.org/10.34626/esc.vi43.269