A ação educativa em rede Obstáculos e recomendações

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Jorge Ávila de Lima

Resumo

A integração dos profissionais do ensino em redes de docentes e de escolas tem sido uma abordagem utilizada recentemente para se procurar combater o isolamento profissional nas organizações educativas e o empobrecimento inteletual e prático daí resultante. Estas redes estão a transformar-se numa importante componente das estratégias de reforma educativa, em diversos países. Contudo, não obstante as fortes promessas deste tipo de iniciativas, não é conhecida ainda bastante investigação sistemática sobre tal modalidade de ação educativa, sobre o modo como funciona no mundo da educação e sobre o que fazer para se conseguir que o seu potencial se concretize nas escolas e nas comunidades. No presente texto, debate-se o conceito de rede em educação, sistematizam-se os principais traços definidores das redes no campo educativo, reflecte-se sobre os efeitos destas redes e discutem-se alguns problemas e tensões inerentes ao seu funcionamento. O artigo inclui um conjunto de recomendações relativas à análise, gestão e desenvolvimento das redes na educação.

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Como Citar
Lima, J. Ávila de . (2015). A ação educativa em rede: Obstáculos e recomendações. Educação, Sociedade & Culturas, 44, 9-29. https://doi.org/10.34626/esc.vi44.255
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Lima, J. Ávila de . (2015). A ação educativa em rede: Obstáculos e recomendações. Educação, Sociedade & Culturas, 44, 9-29. https://doi.org/10.34626/esc.vi44.255