Política e educação na "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire Duas dimensões da leitura da realidade
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
No limiar de completar 50 anos, a obra Pedagogia do Oprimido é aqui revisitada, objetivando-se responder por que Paulo Freire constitui-se simultaneamente como uma referência importante para a política e para a educação. Para responder a esta questão, problematiza-se como as ideias defendidas por Freire em Pedagogia do Oprimido se desdobram de maneira mais detalhada e explícita para a prática política em obras posteriores. Argumenta-se que, em momentos históricos como a retomada dos movimentos sociais no Brasil na segunda metade da década de 1970 e no início da década de 1980, tais ideias foram centrais na prática política transformadora. Em seguida, apresenta-se como as formulações de Freire presentes na obra Pedagogia do Oprimido se desdobram de maneira mais detalhada e explícita para a prática pedagógica em textos posteriores, como Pedagogia da Autonomia e Educação na Cidade. Ao final, nossa reflexão centra-se na hipótese de que o que permite a sua influência simultânea nestas duas áreas é a sua concepção de mundo e de ser humano radicalmente humanizadora, elemento que o torna um autor imprescindível na transformação do mundo em nossa época, abrangendo tanto o âmbito educacional quanto o político.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.