Política e educação na "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire

Duas dimensões da leitura da realidade

Autores

  • Cristiano Garboggini Di Giorgi Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), São Paulo, Brasil
  • Andréia Nunes Militão Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Mato Grosso do Sul, Brasil
  • Tatiana Pinheiro de Assis Pontes Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi56.24

Palavras-chave:

Pedagogia do Oprimido, política, educação

Resumo

No limiar de completar 50 anos, a obra Pedagogia do Oprimido é aqui revisitada, objetivando-se responder por que Paulo Freire constitui-se simultaneamente como uma referência importante para a política e para a educação. Para responder a esta questão, problematiza-se como as ideias defendidas por Freire em Pedagogia do Oprimido se desdobram de maneira mais detalhada e explícita para a prática política em obras posteriores. Argumenta-se que, em momentos históricos como a retomada dos movimentos sociais no Brasil na segunda metade da década de 1970 e no início da década de 1980, tais ideias foram centrais na prática política transformadora. Em seguida, apresenta-se como as formulações de Freire presentes na obra Pedagogia do Oprimido se desdobram de maneira mais detalhada e explícita para a prática pedagógica em textos posteriores, como Pedagogia da Autonomia e Educação na Cidade. Ao final, nossa reflexão centra-se na hipótese de que o que permite a sua influência simultânea nestas duas áreas é a sua concepção de mundo e de ser humano radicalmente humanizadora, elemento que o torna um autor imprescindível na transformação do mundo em nossa época, abrangendo tanto o âmbito educacional quanto o político.

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

Giorgi, C. G. D. ., Militão , A. N. ., & Pontes, T. P. de A. . (2020). Política e educação na "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire: Duas dimensões da leitura da realidade. Educação, Sociedade & Culturas, (56), 27–44. https://doi.org/10.34626/esc.vi56.24