Inovar no binómio académico-pedagógico A operacionalização das competências transversais na unidade curricular dissertação/monografia do mestrado integrado de medicina

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Maria Amélia Ferreira
Joselina Barbosa

Resumo

No mundo atual, os médicos devem manter-se atualizados com os novos avanços na medicina de forma a tomarem as melhores decisões para os seus pacientes. Integrar a investigação nas escolas médicas é a melhor maneira de introduzir os futuros médicos na prática científica. Por esta razão, na Europa, a reformulação do curso de Medicina através do processo de Bolonha obrigou a repensar a formação científica como parte do currículo. Esta expressa-se no final do curso, na unidade curricular (UC) «Dissertação/Monografia», constituindo- se num trabalho de  Investigação científica, conducente ao grau de Mestre em Medicina. Tendo esta situação por referência, este artigo pretende dar a conhecer o binómio académico-pedagógico desenhado na implementação desta UC como promotor de uma ligação estreita entre a investigação e a aprendizagem. A estratégia educativa adotada nesta UC introduziu um novo modo de ensinar, de aprender e de avaliar e, ao mesmo tempo, de promover o pensamento científico dos futuros médicos através do desenvolvimento das competências nucleares e das associadas competências  Transversais. Os resultados reportam a reestruturação académica e pedagógica da UC, a organização e modo de formação dos intervenientes, os indicadores do sucesso académico e o modo como é feita a disseminação do
conhecimento. Desta aposta resultou um modelo baseado nos mais atuais princípios da educação médica com sucesso comprovado nos objetivos traçados, designadamente pelo número de trabalhos científicos publicados. O modelo descrito neste estudo deve constituir um instrumento a implementar noutros contextos pedagógicos podendo ser adaptado noutras instituições do ensino superior.

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Como Citar
Ferreira, M. A., & Barbosa, J. (2015). Inovar no binómio académico-pedagógico: A operacionalização das competências transversais na unidade curricular dissertação/monografia do mestrado integrado de medicina. Educação, Sociedade & Culturas, 46, 85-107. https://doi.org/10.34626/esc.vi46.239
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Ferreira, M. A., & Barbosa, J. (2015). Inovar no binómio académico-pedagógico: A operacionalização das competências transversais na unidade curricular dissertação/monografia do mestrado integrado de medicina. Educação, Sociedade & Culturas, 46, 85-107. https://doi.org/10.34626/esc.vi46.239