Inovar no binómio académico-pedagógico A operacionalização das competências transversais na unidade curricular dissertação/monografia do mestrado integrado de medicina
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Resumo
No mundo atual, os médicos devem manter-se atualizados com os novos avanços na medicina de forma a tomarem as melhores decisões para os seus pacientes. Integrar a investigação nas escolas médicas é a melhor maneira de introduzir os futuros médicos na prática científica. Por esta razão, na Europa, a reformulação do curso de Medicina através do processo de Bolonha obrigou a repensar a formação científica como parte do currículo. Esta expressa-se no final do curso, na unidade curricular (UC) «Dissertação/Monografia», constituindo- se num trabalho de Investigação científica, conducente ao grau de Mestre em Medicina. Tendo esta situação por referência, este artigo pretende dar a conhecer o binómio académico-pedagógico desenhado na implementação desta UC como promotor de uma ligação estreita entre a investigação e a aprendizagem. A estratégia educativa adotada nesta UC introduziu um novo modo de ensinar, de aprender e de avaliar e, ao mesmo tempo, de promover o pensamento científico dos futuros médicos através do desenvolvimento das competências nucleares e das associadas competências Transversais. Os resultados reportam a reestruturação académica e pedagógica da UC, a organização e modo de formação dos intervenientes, os indicadores do sucesso académico e o modo como é feita a disseminação do
conhecimento. Desta aposta resultou um modelo baseado nos mais atuais princípios da educação médica com sucesso comprovado nos objetivos traçados, designadamente pelo número de trabalhos científicos publicados. O modelo descrito neste estudo deve constituir um instrumento a implementar noutros contextos pedagógicos podendo ser adaptado noutras instituições do ensino superior.
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