Pedagogia do Oprimido Um ícone aos 50 anos
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo focaliza os 50 anos do livro Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, concluído em 1968. Considera o livro como núcleo articulador de uma obra complexa, polifônica e em construção/reconstrução permanente. Esta obra faz parte de uma trilogia que começa com a sua tese acadêmica de 1959 (Educação e Atualidade Brasileira), continua em Educação Como Prática da Liberdade (1965), até desaguar no livro em tela. E que continua em outras obras posteriores, a exemplo de Ação Cultural Para a Liberdade e Outros Escritos (1970). Considera-se, também, o fato de que seu autor pretendeu reescrevê-la e o fez, em parte, nos livros Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido (1992) e Política e Educação (1993). Nesta reescrita, quase 25 anos depois, Freire refez conceitos, apostou em outro paradigma, descartou personagens e ênfases do livro de 1968, demonstrando o permanente movimento de reconstrução epistemológica marcado pelas circunstâncias históricas das suas práticas político-pedagógicas no Brasil e em muitos países do mundo. Como construtor dos seus diversos tempos históricos e espaços políticos, erigiu “os vários Paulo Freire”, tendo o livro Pedagogia do Oprimido como núcleo de ligação das demais partes da sua obra escrita.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.