Discursos medicalizantes na educação infantil Problematizações em torno da educação especial
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Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa de dissertação de mestrado que traz como questão central os discursos medicalizantes nos cotidianos da educação infantil e como a educação especial é capturada por tais discursos. Por medicalização entendemos o processo de transformar artificialmente questões sociais, históricas e políticas em questões de ordem médica. O texto aborda como conceito essencial a noção de discurso para Foucault, trazendo problematizações sobre normalização, subjetivação e relações saber-poder. Para discussão da noção de medicalização trouxemos autores//as que defendem distintas teorizações, como Moysés e Collares, eferências em âmbito nacional. Este trabalho constitui-se em um estudo de caso que utiliza os princípios da cartografia como ferramenta e seu plano de pesquisa foi um Centro Municipal de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Vitória. O percurso teórico investigativo resultou em dois movimentos de problematização, o primeiro sobre medicalização dos supostos transtornos / deficiências e o segundo sobre a medicalização da condição da deficiência. A análise desses movimentos demonstra como a medicalização das infâncias ocorre a despeito de haver o consumo de medicamentos, tanto por meio da criação de rótulos, quanto pela representação da ordem médica presente nos encaminhamentos para a educação especial das crianças que fogem à norma.
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