Encontros entre deficiência, infância e formação docente Contribuições para enfrentar a medicalização da educação no presente

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Giovanna Marafon
Marina Castro e Souza
Clarissa de Arruda Nicolaiewsky

Resumo

Este trabalho constrói um espaço de problematização da experiência de pesquisa e extensão universitária brasileira, desenvolvida desde 2016, para a formação docente continuada acerca de deficiência, inclusão e mediação educacionais. As discussões apresentadas partiram dos estudos da deficiência em relação com as narrativas das práticas de docentes da educação infantil, participantes dos encontros de 2019. A partir das experiências profissionais e de referenciais desmedicalizantes, constituiu-se um saber da experiência para elaborar o encontro entre deficiência, infância e formação docente. Desse encontro, emergiu a possibilidade de problematizar antigos e atuais endereçamentos feitos à educação e a seus profissionais, em uma tentativa de enfrentar a lógica medicalizante. A análise das práticas docentes evidenciou a força da compreensão biomédica da deficiência nas relações dos adultos com as crianças na educação infantil e a necessidade de deslocar esse predomínio com as concepções do modelo social da deficiência. Com essa lente, questionamos a produção de diagnósticos que se antecipam às relações com as crianças. As análises de  fragmentos dos encontros revelaram processos de aprendizagem, deslocamentos, tensões e ultrapassagens. Ao final, o texto apresenta algumas questões sobre a medicalização da infância na educação em tempos de pandemia.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Marafon, G. ., Souza, M. C. e, & Nicolaiewsky, C. de A. . (2020). Encontros entre deficiência, infância e formação docente: Contribuições para enfrentar a medicalização da educação no presente. Educação, Sociedade & Culturas, 57, 166-183. https://doi.org/10.34626/esc.vi57.18
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Marafon, G. ., Souza, M. C. e, & Nicolaiewsky, C. de A. . (2020). Encontros entre deficiência, infância e formação docente: Contribuições para enfrentar a medicalização da educação no presente. Educação, Sociedade & Culturas, 57, 166-183. https://doi.org/10.34626/esc.vi57.18