Transição para o processo de Bolonha Significações de docentes e estudantes da Universidade do Porto

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Helena Lopes
Isabel Menezes

Resumo

Este artigo pretende apresentar e discutir as experiências vivenciadas por estudantes e docentes de dois cursos da Universidade de Porto durante o ano letivo de transição para a implementação do designado Processo de Bolonha. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória que envolveu entrevistas semidiretivas a estudantes finalistas e docentes diretores de curso de duas unidades orgânicas da Universidade do Porto com cursos nas áreas das tecnologias e das ciências sociais – em ambos os casos mestrados integrados, uma tipologia de curso nova introduzida naquele processo. No geral, constatam-se mudanças essencialmente de forma, aparentemente pouco profundas, que dificilmente correspondem à «mudança de paradigma» invocada pelos documentos orientadores da política educativa. No entanto, e apesar das diferenças entre os cursos – com a mudança a ser antecipada, num dos casos, e a ser gerida, no outro –, os discursos de estudantes e docentes sugerem uma relativa apropriação de alguns pressupostos do Processo em termos de processos e de resultados de aprendizagem.

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Secção

ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Lopes, H., & Menezes, I. (2016). Transição para o processo de Bolonha: Significações de docentes e estudantes da Universidade do Porto. Educação, Sociedade & Culturas, 48, 93-125. https://doi.org/10.34626/esc.vi48.177