Transição para o processo de Bolonha

Significações de docentes e estudantes da Universidade do Porto

Autores

  • Helena Lopes Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e CIIE – Centro de Investigação e de Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
  • Isabel Menezes CIIE – Centro de Investigação e de Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi48.177

Palavras-chave:

discurso, docentes, estudantes, Processo de Bolonha, ensino superior, transição

Resumo

Este artigo pretende apresentar e discutir as experiências vivenciadas por estudantes e docentes de dois cursos da Universidade de Porto durante o ano letivo de transição para a implementação do designado Processo de Bolonha. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória que envolveu entrevistas semidiretivas a estudantes finalistas e docentes diretores de curso de duas unidades orgânicas da Universidade do Porto com cursos nas áreas das tecnologias e das ciências sociais – em ambos os casos mestrados integrados, uma tipologia de curso nova introduzida naquele processo. No geral, constatam-se mudanças essencialmente de forma, aparentemente pouco profundas, que dificilmente correspondem à «mudança de paradigma» invocada pelos documentos orientadores da política educativa. No entanto, e apesar das diferenças entre os cursos – com a mudança a ser antecipada, num dos casos, e a ser gerida, no outro –, os discursos de estudantes e docentes sugerem uma relativa apropriação de alguns pressupostos do Processo em termos de processos e de resultados de aprendizagem.

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Publicado

2016-08-01

Como Citar

Lopes, H., & Menezes, I. (2016). Transição para o processo de Bolonha: Significações de docentes e estudantes da Universidade do Porto. Educação, Sociedade & Culturas, (48), 93–125. https://doi.org/10.34626/esc.vi48.177