Experiências de jovens no serviço voluntário Europeu Perspetivando sentidos educativos

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Carolina Jardim
Sofia Marques da Silva

Resumo

Face às últimas transformações das formas de participação cívica na Europa, o voluntariado juvenil emerge como problema social e educacional bastante relevante na atualidade. Este artigo foca‑se no significado educacional de experiências de jovens no Serviço Voluntário Europeu (SVE). Entendidas aquelas experiências enquanto formas de participação cívica e de cidadania, parte‑se das perspetivas de 11 jovens vindos/as de 10 países europeus. Os dados  que irão ser explorados neste lugar inscrevem‑se numa pesquisa exploratória de carácter etnográfico desenvolvida entre 2013 e 2014, numa Casa da Juventude do interior Norte português. O SVE parece constituir‑se como uma oportunidade para que jovens se envolvam e participem ativamente na comunidade e num movimento social em  particular – o Comércio Justo. Enquanto contexto de aprendizagem não formal e informal, esta experiência estimula aquisição de novos conhecimentos, valores e práticas, bem como a aprendizagem intercultural e o desenvolvimento de competências chave ao longo da vida.

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Como Citar
Jardim, C. ., & Silva, S. M. da. (2016). Experiências de jovens no serviço voluntário Europeu: Perspetivando sentidos educativos . Educação, Sociedade & Culturas, 49, 72-92. https://doi.org/10.34626/esc.vi49.168
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Jardim, C. ., & Silva, S. M. da. (2016). Experiências de jovens no serviço voluntário Europeu: Perspetivando sentidos educativos . Educação, Sociedade & Culturas, 49, 72-92. https://doi.org/10.34626/esc.vi49.168

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