Os excluídos da escrita escolar: Outras razões para o João(zinho) (não) saber escrever

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luísa Alves Pereira

Resumo

A pretexto do artigo "Por que razão o Joãozinho não sabe escrever", da autoria de Heather MacDonald, publicado na revista Nova Cidadania, n.º 1, no Verão de 1999, em que se apregoa, de forma muito redutora e simplista, o retorno a um modelo conservador de "ensino" da escrita, a autora, sem pretender apresentar soluções definitivas, problematiza diferentes modos de organização pedagógica desta competência verbal, retirando daí algumas ilações quanto a peças constitutivas de um modelo positivo de ensino e aprendizagem da competência escritural, modelo esse que, para não jogar a favor da exclusão de muitos jovens da vida/escrita escolar, tem de, forçosamente, prever gestos didácticos susceptíveis de contemplar o aluno-escrevente enquanto sujeito cultural e social.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

ARTIGOS

Como Citar

Pereira, L. A. (2021). Os excluídos da escrita escolar: Outras razões para o João(zinho) (não) saber escrever. Educação, Sociedade & Culturas, 15, 99-115. https://doi.org/10.24840/esc.vi15.1497

Referências

.