O que é uma escola racialmente justa?

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Jorge Felipe Marçal
https://orcid.org/0000-0001-9445-4369
Thiago Ranniery
https://orcid.org/0000-0003-4399-2663

Resumo

Este artigo discute possibilidades e implicações teóricas de se pensar uma escola racialmente justa. Parte-se de um diálogo com a reconhecida contribuição de Dubet sobre o que é uma escola justa, modificando, contudo, sua questão. Buscamos neste artigo recolocá-la como um problema para a teorização curricular implicada com a descolonização radical do pensamento. Para tanto, cruzamos diferentes intercessores, tais como o pensamento feminista negro de Ferreira da Silva, as formulações de Derrida e as contribuições brasileiras à pesquisa em currículo e diferença. Discutimos a oposição entre meritocracia e medidas compensatórias, os questionamentos em torno da natureza de um projeto educativo “justo” e indagamos o desejo por justiça como uma prática situada e implicada em um dado regime de materialização dos corpos. Argumentamos que responder a esse desejo significa expor a justiça enquanto violência ética. Demonstramos ao longo do artigo que as formulações de justiça frequentemente pressupõem o sujeito liberal autodeterminado, que é parte do mecanismo de operação da racialidade. Nesse cenário, a escola racialmente justa é impossível, porém, na mesma medida, é inadiável.

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ARTIGOS | Submissão livre

Biografias do Autor

Jorge Felipe Marçal, Colégio da Aplicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ). Integrante do Laboratório de Estudos Queers em Educação (LEQUE/UFRJ) e do Laboratório Encruzilhadas (CAp/UFRJ). 

Thiago Ranniery, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor no Programa de Pós-graduação em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/FE/UFRJ). Coordenador do Laboratório de Estudos Queers em Educação (LEQUE/UFRJ) e Bafo! - Grupo de Estudos em Currículo, Ética e Diferença. 

Como Citar

Marçal , J. F. ., & Ranniery , T. (2025). O que é uma escola racialmente justa?. Educação, Sociedade & Culturas, 71. https://doi.org/10.24840/esc.vi71.1451

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