A Responsabilidade Social Universitária Vista Pelos/As Estudantes

Entre Conceções e Práticas

Autores

  • Márcia Coelho CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto
  • Isabel Menezes CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi58.132

Palavras-chave:

responsabilidade social universitária, ensino superior, estudantes, participação cívica, formação

Resumo

preocupação das instituições de ensino superior com o que está para além do seu papel clássico de ensino e investigação tem raízes cimentadas no passado e uma longa tradição. Mas a ênfase na sua dimensão social e articulação comunitária tem surgido como uma preocupação central e a forma como é traduzida alvo de atenção marcada. Aos projetos de responsabilidade social universitária (RSU) é vaticinado grande potencial para serem espaços que promovam a cidadania ativa e a aquisição de competências transversais dos/as estudantes. A escassez de estudos sobre as conceções e o envolvimento de estudantes sobre e na RSU figura‑se como o ponto de partida desta investigação, que pretende explorar as conceções e experiências de estudantes em três universidades parceiras do projeto Erasmus+ ESSA: Universidade de Edimburgo, Universidade Tecnológica de Kaunas e Universidade do Porto. Partindo do conhecimento acumulado proveniente do estudo qualitativo que o precedeu, este estudo quantitativo visou aprofundar o conhecimento sobre as conceções de estudantes sobre a RSU e a forma como avaliam o envolvimento da sua universidade nesta área. Da análise emergem três conceções relevantes da RSU – direitos, transparência e impactos, e dimensão académica – e uma avaliação crítica das políticas e práticas da universidade nesta área.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amorim, José P., Arenas, Begoña, Burgos, Daniel, Borcos, Alina, Carrasco, Aurora, Carvalho, Lourenço, Coimbra, Joaquim, Dima, Gabriel, Don, R. Marjolein, Freires, Thiago, Loja, Ema, Martin, Brian, Menezes, Isabel, Negaides, Aurora, López, María, Robles, José, & Rodrigues, Fernanda (2015). University social responsibility: A common European reference framework (Final Report of the EU‑USR Project, 52709‑LLP‑2012‑1‑RO‑ERASMUS‑ESIN). EU Lifelong Learning Programme. http://www.eu‑usr.eu/wp‑content/uploads/2015/04/D1.4‑Final‑Report‑Public‑Part‑EN.pdf

Avilés‑Palacios, Carmen, Moyano‑Santiago, Miguel A., & Santos‑de‑León, Nestor J. (2017). University social responsibility and the ISO 26000:2010 standard. Case study of the Universidad Politécnica de Madrid (Spain). European Accounting and Management Review 3(2), 75‑97. https://ssrn.com/abstract=3080958

Ayala‑Rodríguez, Nelly, Barreto, Idaly, Rozas, Germán, Castro, Alejandra, & Moreno, Sebastián (2017). Social transcultural representations about the concept of university social responsibility. Studies in Higher Education, 44(2), 245‑259. https://doi.org/10.1080/03075079.2017.1359248

Boer, Pieternel (2013). Assessing sustainability and social responsibility in higher education assessment frameworks explained. In Sandra Caeiro, Walter Leal Filho, Charbel Jabbour, & Ulisses M. Azeiteiro (Eds.), Sustainability assessment tools in higher education institutions (pp. 121‑137). Springer International. https://doi.org/10.1007/978‑3‑319‑02375‑5_7

Chiessi, Monica, Cicognani, Elvira, & Sonn, Christopher (2010). Assessing sense of community on adolescents: Validating the brief scale of sense of community in adolescents (SOC–A). Journal of Community Psychology, 38(3), 276‑292. https://doi.org/10.1002/jcop.20364

Coelho, Márcia, & Menezes, Isabel (2020). University social responsibility as a driving force of change: Students’ perceptions beyond the ivory tower. On the Horizon, 28(2), 93‑100. https://doi.org/10.1108/OTH‑02‑2020‑0005

Coelho, Márcia, & Menezes, Isabel (2021). University social responsibility, service‑learning and students’ personal, professional and civic education. Frontiers in Psychology, 12:617300. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.617300

Coelho, Márcia, Rodrigues, Fernanda, Evans, Peter, Menezes, Isabel, & Martin, Brian (2017). Student auditing of university social responsibility: Reform through reflective, experiential learning?. In Josep Domenech, M. Cinta Vicent‑Vela, Elena de la Poza, Desamparados Blazquez (Eds.), Proceedings of the 3rd International Conference on Higher Education Advances (pp. 1165‑1175). Universitat Politécnica de Valéncia. http://dx.doi.org/10.4995/HEAD17.2017.6713

Cohen, Jacob (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences (2nd ed.). Lawrence Earlbaum Associates.

Council of Europe. (2006). Declaration on the responsibility of higher education for a democratic culture: Citizenship, human rights and sustainability. Council of Europe. www.aic.lv/bolona/2005_07/sem05_07/z_coe_demcult/Declaration_EN.pdf

E3M. (2011). European indicators and ranking methodology for university third mission. European Commission Lifelong Learning Project. http://e3mproject.eu/outputs.html

Fernandes‑Jesus, Maria, Malafaia, Carla, Ferreira, Pedro, Cicognani, Elvira, & Menezes, Isabel (2012). The many faces of hermes: The quality of participation experiences and political attitudes of migrant and non‑migrant youth. Human Affairs, 22(3), 434‑447. https://doi.org/10.2478/s13374‑012‑0035‑y

Ferreira, Pedro D. & Menezes, Isabel (2001). Questionário das experiências de participação. Universidade do Porto.

Field, Andy (2009). Discovering statistic using SPSS: And sex drugs and rock’n’roll. Sage.

Ghiglione, Rodolphe, & Matalon, Benjamin (1993). O inquérito: Teoria e prática. Celta Editora.

Gonçalves, Carlos, Menezes, Isabel, & Martins, Clara (2009). Transição para o trabalho dos licenciados da Universidade do Porto (2005/2006). Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/53992

Herrera, Alma (2009). Social responsibility of universities. In Global University Network for Innovation (Ed.), Higher education at a time of transformation: New dynamics for social responsibility (pp. 39‑41). Palgrave Macmillan.

International Sustainable Campus Network. (2017). Educating for sustainability: 2017 Sustainable campus best practices from ISCN and GULF Report. ISCN. https://international‑sustainable‑campus‑network.org/down load/593/

Javeau, Claude (1992). L’enquête par questionnaire: Manuel à l´usage du praticien. Editions de l’Université de Bruxelles.

Kember, David, Leung, Doris, Jones, Alice, Loke, Alice, McKay, Jan, Sinclair, Kit, Tse, Harrison, Webb, Celia, Wong,

Frances, Wong, Marian, & Yeung, Ella (2000). Development of a questionnaire to measure the level of reflective thinking. Assessment & Evaluation in Higher Education, 25(4), 381‑395. http://dx.doi.org/10.1080/713611442

Keyes, Corey L. M. (2009). Atlanta: Brief description of the mental health continuum short form (MHC-SF). http://www.sociology.emory.edu/ckeyes/

Larrán Jorge, Manuel, López Hernández, Antonio, & Márquez Moreno, Cristina (2011). La comunidad universitaria andaluza ante la responsabilidad social: Un estudio de opinión. Foro de los Consejos Sociales de las Universidades Públicas de Andalucía. http://docplayer.es/16451293‑La‑comunidad‑universitaria‑andaluzaante‑la‑responsabilidad‑social‑un‑estudio‑de‑opinion.html

Larrán Jorge, Manuel, López Hernández, Antonio, Herrera Madueño, Jesús, Andrades Peña, Francisco J. (2012). Do Spanish public universities use corporate social responsibility as a strategic and differentiating factor?. International Journal of Humanities and Social Science, 11(2), 29‑44. http://www.ijhssnet.com/journal/index/1032

Licandro, Oscar D., & Yepes Chisco, Sandra (2018). La educacíon superior conceptualizada como bien común: El desafio propuesto por Unesco. Revista Digital de Investigación em Docência Universitária, 12(1), 6‑33. https://doi.org/10.19083/ridu.12.715

Malafaia, Carla, Teixeira, Pedro M., Neves, Tiago, & Menezes, Isabel (2016). Linking learning contexts: The relationship between students’ civic and political experiences and their self‑regulation in school. Frontiers in Psychology. ttps://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.00575

Martin, Brian (2015). Benchmark standards for university social responsibility across the EHEA. In Gabriel Dima (Project coordinator), University social responsibility: A common European reference framework (pp. 10‑13). https://www.eu‑usr.eu/wp‑content/uploads/2015/04/D1.4‑Final‑Report‑Public‑Part‑EN.pdf

Menezes, Isabel, Coelho, Márcia, Amorim, José P., Gomes, Isabel P., Pais, Sofia, & Coimbra, Joaquim L. (2018). Inovação e compromisso social universitário: A universidade “e o chão que ela pisa”. In Aurelio Villa Sánchez (Ed.), Tendencias actuales de las transformaciones de las universidades en una nueva sociedad digital (pp. 395‑407). Foro Internacional de Innovación Universitaria. https://hdl.handle.net/10216/112286

Niemi, Richard G., Craig, Stephen C., & Mattei, Franco (1991). Measuring internal political efficacy in the 1988 National Election Study. The American Political Science Review, 85(4), 1407‑1413. https://doi.org/10.2307/1963953

Observatório de Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior. (ORSIES, 2020). Indicadores de responsabilidade social das instituições de ensino superior: Das recomendações do Livro Verde ao desenvolvimento de uma ferramenta de autoavaliação. Press Forum.

Pardal, Luís, & Lopes, Eugénia S. (1995). Métodos e técnicas de investigação social. Areal Editores.

Resch, Katharina, Fritz, Judith, Uras, Francesca, Dima, Gabriel, Borcos, Aline, Marti, Jordi, Martinez, Isabel, Coimbra, Joaquim, Neves, Tiago, Gomes, Isabel, Amorim, José, Menezes, Isabel, Rodrigues, Fernanda, Politis, Yurgos, Murphy, Esther, Slowey, Maria, Bozic, Tanja, Pucko, Simona, Volk, Mojca, ... Janzekovic,

Petja (2016). Unibility: USR-Toolkit of practices. Project UNIBILITY – University Meets Social Responsability. University of Vienna, Austria. https://hdl.handle.net/10216/122953

Santos, Miguel A., Sotelino, Alexandre, & Lorenzo, Mar (2016). El aprendizaje‑servicio en la educación superior: Una vía de innovación y de compromiso social. Educación y Diversidad, 10(2), 17‑24.

Shek, Daniel, & Hollister, Robert (Eds.). (2017). University social responsibility and quality of life: A global survey of concepts and experiences. Springer. https://doi.org/10.1007/978‑981‑10‑3877‑8

Tong, Timothy, Yuen‑Tsang, Angelina, & Shek, Daniel (2017). University social responsibility: The PolyU way. In Daniel Shek & Robert Hollister (Eds.), University social responsibility and quality of life: A global survey of concepts and experiences (pp. 255‑270). Springer. https://doi.org/10.1007/978‑981‑10‑3877‑8_16

Turney, Lyn, & Pocknee, Catherine (2005). Virtual focus groups: New frontiers in research. International Journal of Qualitative Methods, 4(2), 32‑43. https://doi.org/10.1177%2F160940690500400203

Vallaeys, François (2008). “Responsabilidad social universitaria”: Una nueva folisofía de gestión ética e inteligente para las universidades. Revista Educación Superior y Sociedade, 13(2), 193‑220.

Vasilescu, Ruxandra, Barna, Cristina, Epure, Manuela, & Baicu, Claudia (2010). Developing university social responsibility: A model for the challenges of the new civil society. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 2(2), 4177‑4182. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.03.660

Vázquez, José L., Aza, Carlota L., & Lanero, Ana (2014). Students’ experiences of university social responsibility and perceptions of satisfaction and quality of service. Ekonomski vjesnik/Econviews – Review of Contemporary Business, Entrepreneuship and Economic Issues, 28(2), 25‑39. https://hrcak.srce.hr/ojs/index.php/ekonomski‑vjesnik/article/view/3091

Vilelas, José (2009). Investigação: O processo de construção do conhecimento. Edições Sílabo.

Wing‑Hung Lo, Carlos, Xue Pang, Rose, Egri, Carolyn, & Hon‑Ying Li, Pansy (2017). University social responsibility: Conceptualization and an assessment framework. In Daniel Shek & Robert Hollister (Eds.), University social responsibility and quality of life: A global survey of concepts and experiences (pp. 37‑59). Springer. https://doi.org/10.1007/978‑981‑10‑3877‑8_4

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Coelho , M., & Menezes, I. (2021). A Responsabilidade Social Universitária Vista Pelos/As Estudantes: Entre Conceções e Práticas. Educação, Sociedade & Culturas, (58), 71–95. https://doi.org/10.24840/esc.vi58.132