As correntes e as contracorrentes das Ciências da Educação na Universidade do Porto
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este texto constitui a versão escrita – reformulada e desenvolvida – de uma conferência realizada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (doravante FPCE_UP), em 9 de maio de 2024, integrada no painel “A Psicologia e as Ciências da Educação na Universidade do Porto: contexto, afirmação e formação”, no âmbito das comemorações dos cinquenta (50) anos do 25 de Abril.
Sem ter a pretensão de fazer uma genealogia das Ciências da Educação neste contexto político e institucional, retomei alguns dos requisitos analíticos desta abordagem, para articular as indeterminações com as interdeterminações, tendo em conta os contextos políticos, epistemológicos e pedagógicos desta nova área científica.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.
Como Citar
Referências
Atelier du Numérique. (2017, abril 26). Entretien avec Guy Berger. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=cMA_OcW7Uf8
Correia, José Alberto (1998). Conferência de abertura do 1.º Congresso das Licenciaturas em Ciências da Educação. In Ciências da Educação: Profissões e espaços sociais. Actas do 1.º Congresso das Licenciaturas em Ciências da Educação (pp. 15–28). CIIE/FPCEUP.
Correia, José Alberto (2021a). A metáfora do “irmão do meio”: Desafios pedagógicos e epistemológicos dos mestrados em Ciências da Educação. In Fátima Pereira, Preciosa Fernandes, João Caramelo, Teresa Medina, Helena Barbieri, Manuela Ferreira, Sofia Pais, & Paulo Marinho (Eds.), IV IINEDU 2021: Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação: Refletir a investigação e perspetivar a profissão. Livro de textos (pp. 271–294). CIIE/FPCEUP.
Correia, José Alberto (2021b). Práticas e ação de mentoria: Elementos para uma praxeologia da reflexão. Educação, Sociedade & Culturas, 60, 137–152. https://doi.org/10.24840/esc.vi60.368
Deleuze, Gilles, & Guattari, Félix (1980). Mille plateaux. Les Éditions de Minuit.
Esteves, A. Joaquim, & Pimenta, Carlos (1992). Notas sobre a pedagogia universitária. In Joaquim Esteves & Stephen R. Stoer (Eds.), A sociologia na escola: Professores, educação e desenvolvimento (pp. 287–301). Edições Afrontamento.
Habermas, Jürgen (1987). Técnica e ciência como ideologia. Edições 70.
Hameline, Daniel (1986). L'éducation, ses images et son propos. Éditions ESF.
Han, Byung-Chul (2009). O aroma do tempo: Um ensaio filosófico sobre a arte da demora. Relógio de Água.
Khun, Thomas (1983). La structure des révolutions scientifiques. Éditions Flammarion.
Mialaret, Gaston (1980). As ciências da educação. Moraes Editores.
Nóvoa, António (1991). Professores: Quem são? Donde vêm? Para onde vão? In Stephen R. Stoer (Org.), Educação, ciências sociais e realidade portuguesa: Uma abordagem pluridisciplinar (pp. 59–130). Edições Afrontamento.
Serres, Michel (2013). A polegarzinha: Uma nova forma de viver em harmonia e pensar as instituições, de ser e de saber. Bertrand Brasil.
Slow Science Academy. (2010). The slow science manifesto. http://slow-science.org/
Stengers, Isabelle (2000). As políticas da razão. Edições 70.
Stengers, Isabelle, & Schlanger, Judith (1989). Les concepts scientifiques: Invention et pouvoir. Éditions La Découverte.
Stoer, Stephen R. (1998). Reflexões críticas sobre a Licenciatura em Ciências da Educação da FPCEUP. In Ciências da educação: Profissões e espaços sociais: Actas do 1.º Congresso das Licenciaturas em Ciências da Educação (pp. 281–292). CIIE/FPCEUP.
Touchon, François V. (1992). A quoi pensent les chercheurs quand ils pensent aux enseignants. Revue Française de Pédagogie, 99, 88–114.