Construindo a escola democrática através do "campo da recontextualização pedagógica"

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Stephen R. Stoer

Resumo

Na primeira parte deste artigo apresenta-se como alternativa às propostas de Educação Inter/multicultural e à crítica Neo-marxista uma abordagem "não sincrónica" da educação e diversidade cultural. Tomando como ponto de partida uma "política de diferença", esta abordagem não só promove o "ruído" da multidimensionalidade como recusa a dividir a sociedade em domínios separados de estrutura e cultura. Na segunda parte do artigo, aborda-se a questão da construção do conceito do professor inter/multicultural através do campo da recontextualização pedagógica. Em síntese, defende-se que é a construção contra-hegemónica do dispositivo pedagógico, através de uma metodologia de investigação-acção crítica, que possibilita a concretização da não-sincronia na forma de uma "política de diferença".

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Como Citar
Stoer, S. R. (1994). Construindo a escola democrática através do "campo da recontextualização pedagógica". Educação, Sociedade & Culturas, 1, 7-27. https://doi.org/10.24840/esc.vi.01.1198
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Stoer, S. R. (1994). Construindo a escola democrática através do "campo da recontextualização pedagógica". Educação, Sociedade & Culturas, 1, 7-27. https://doi.org/10.24840/esc.vi.01.1198

Referências

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