Construindo a escola democrática através do "campo da recontextualização pedagógica"
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Na primeira parte deste artigo apresenta-se como alternativa às propostas de Educação Inter/multicultural e à crítica Neo-marxista uma abordagem "não sincrónica" da educação e diversidade cultural. Tomando como ponto de partida uma "política de diferença", esta abordagem não só promove o "ruído" da multidimensionalidade como recusa a dividir a sociedade em domínios separados de estrutura e cultura. Na segunda parte do artigo, aborda-se a questão da construção do conceito do professor inter/multicultural através do campo da recontextualização pedagógica. Em síntese, defende-se que é a construção contra-hegemónica do dispositivo pedagógico, através de uma metodologia de investigação-acção crítica, que possibilita a concretização da não-sincronia na forma de uma "política de diferença".
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.
Como Citar
Referências
.