Arquivos - Página 2
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Educação em Portugal 40 anos após o 25 de abril de 1974
N.º 43 (2014)Editores: Luiza Cortesão, Roger Dale & António M. Magalhães
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Contemporaneidade na educação artística
N.º 40 (2013)Editores: Fernando Hernandéz, Manuela Terrasêca & José Paiva
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Health education: perspectives and intervention contexts
N.º 38 (2013)Editores: Preciosa Fernandez, José Caldas & David Ingleby
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A Educação em Instituições de Custódia
N.º 30 (2010) -
Trabalho na Educação
N.º 29 (2009) -
Educação e Ambiente. Temas transversais
N.º 21 (2003)"A relação entre ambiente e educação tem sido consistentemente reforçada por organismos tão diferentes como as Nações Unidas, a União Europeia, os governos nacionais e internacionais, as ONGA's, as universidades, considerando que esta é uma relação incontornável para, nos dias de hoje, tornar visíveis e resolúveis os variados problemas sócio-ambientais que pesam sobre as sociedades contemporâneas e a biosfera. Mas esta relação não é simples e muito menos linearmente ligada: implica diferentes níveis de articulação, numa hierarquia intricada (Godard, 1997) de acontecimentos que apelam a diferentes saberes disciplinares mas também a posições filosóficas, éticas e políticas. Nesse sentido, o presente número da Revista Educação, Sociedade e Culturas pretende examinar algumas das questões que se levantam neste vasto campo de reflexão e de acção, e os textos que (…) se apresentam reflectem uma variedade de perspectivas desenvolvidas por especialistas de áreas diferentes que estiveram envolvidos num conjunto de seminários de formação de professores realizados no contexto do projecto 'Terra: transversalização curricular e consciência ambiental'"
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Escola e Territórios
N.º 20 (2003)" (…) A escola, como instituição característica do advento da modernidade, participa, em termos históricos, [do] duplo movimento de "deslocalização" e de "relocalização" da vida social. Assim, a escola é tributária e participa das mudanças que historicamente marcam a passagem das sociedades de Antigo Regime para as sociedades industriais modernas e, desse ponto de vista, a escola nasceu em ruptura com o local. Por outro lado, as práticas escolares são hoje marcadas pela referência a uma necessária recontextualização da acção educativa escolar que trouxe para primeiro plano o debate sobre as relações entre a escola e o local. (…)"
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Sobre Pierre Bourdieu e Basil Bernstein
N.º 19 (2003)"(…) [na] homenagem que pretendemos fazer a Bourdieu e Bernstein através deste número 19, oferecemos ao leitor de língua portuguesa cinco artigos de grande qualidade de investigadores e estudiosos de Bourdieu e Bernstein em três países europeus, designadamente, Portugal, Dinamarca e Inglaterra. Também publicamos, pela primeira vez, os testemunhos que foram proferidos na sessão organizada pela Secção Autónoma de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no dia 31 de Janeiro de 2002, sessão essa intitulada "Aquele que Morreu Interpela-vos - Homenagem Póstuma a Pierre Bourdieu (1930-2002)". (…)"