Docência e aprendizagem no ensino superior

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Tavares
Iria Brzezinski
Anabela Pereira
Ana Paula Cabral
Cláudia Fernandes
Isabel Huet e Silva
José Bessa
Rita Carvalho

Resumo

Este artigo não pretende ser uma análise exaustiva sobre o tema proposto, mas uma (meta) reflexão sobre trabalhos e pesquisas disponíveis, que nos permite, parcialmente, configurar o presente e o futuro da docência e da aprendizagem no ensino superior. A abordagem de matriz fenomenológica em espiral possibilitou-nos um olhar de diferentes perspetivas sobre os vários momentos ou patamares que nos propusemos analisar e compreender: levantamento de estudos realizados e em curso, a nível nacional e internacional; discussão dos principais resultados de estudo e investigações realizados; meta-análise e meta-reflexão sobre as linhas-força dos estudos realizados e o seu impacte nos sistemas de formação; a nova configuração e dinâmica da docência e da aprendizagem do presente e do futuro no ensino superior.


É nossa intenção que o texto se vá dizendo e redizendo, em cada espiral do processo de produção, de um modo sempre diferente, no sentido de uma maior explicação.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Docência e aprendizagem no ensino superior. (2025). Revista Investigar Em Educação, 1(3). https://doi.org/10.34626/xssw1y39