Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Convidamo-lo(a) a fazer uma submissão na Revista IE. 

Todos os artigos submetidos para publicação serão objeto de uma análise preliminar por parte da Direção e do Conselho Editorial, que terá como critérios de aceitação para avaliação:

  • respeito pelas políticas editoriais e cumprimento integral das condições de submissão;
  • inscrição explicita do conteúdo do manuscrito no campo da Educação ou a discussão de contributos relevantes;
  • conformidade do conteúdo do manuscrito ao esperado de um artigo científico;
  • uso de conteúdo e/ou linguagem não discriminatórios.

Observadas estas condições, o conteúdo dos manuscritos é submetido a deteção de plágio. Em caso de suspeita de conduta inadequada, o(s) autor(es) é/são contactado(s) pela Direção para o esclarecimento das questões ou das dúvidas suscitadas.

O texto poderá ou não prosseguir para avaliação em função do resultado desse processo, cabendo à Direção essa decisão.

Os trabalhos em conformidade serão avaliados em regime de duplo anonimato (double-blind review) por especialistas externos, membros do Conselho Editorial ou avaliadores selecionados ad hoc. Os critérios de avaliação seguidos pelos avaliadores são os seguintes:

  • Originalidade e relevância do trabalho;
  • Consistência na argumentação;
  • Fundamentação teórica e empírica;
  • Adequação das opções metodológicas;
  • Atualidade da bibliografia de referência;
  • Clareza da exposição e organização;
  • Correção textual.

Em caso contradição nos pareceres recebidos, poderá ser solicitada uma nova avaliação. A decisão final de publicação caberá à Direção da Revista.

Antes de fazer uma submissão, os autores são responsáveis por obter permissão para publicar qualquer material incluído na submissão, como fotos, documentos e conjuntos de dados. Todos os autores identificados na submissão devem consentir em ser identificados como autores. Quando apropriado, a investigação deve ser aprovada por um comité de ética apropriado de acordo com os requisitos legais do país do estudo.

Antes de submeter, certifique-se de que o desenho do estudo e o argumento da investigação estão estruturados e articulados adequadamente. O título deve ser conciso e o resumo deve ser autossuficiente. Isso aumentará a probabilidade dos avaliadores concordarem em avaliar o artigo. Quando estiver satisfeito de que sua submissão atende a esse padrão, siga a lista de verificação abaixo para preparar sua submissão.

Conheça o Regulamento da Revista AQUI 

Obrigada!

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos/Normas.

  1. Os artigos devem ser submetidos em formato word, com uma folha de rosto - onde constem título, autor/es, respetiva pertença institucional e respetivo email - e dois manuscritos - onde constem o título, os resumos, as palavras-chave e o texto propriamente dito, sendo um desses manuscritos anonimizado. No manuscrito anonimizado, as referências de publicações dos autores devem apenas ser identificadas no formato Autor (data) ou (Autor, data).
  2. O artigo não deverá ultrapassar a dimensão máxima de 6000 palavras (espaços e bibliografia incluídos);
  3. O espaçamento entre linhas deverá ser duplo (1.5);
  4. As margens serão “normais”: direita/esquerda 3,0 cm; superior/inferior 2,5 cm;
  5. A fonte a adotar em todo o corpo do texto será a “Calibri”, tamanho 11 pontos. O tamanho para as citações destacadas no corpo do texto será de 10 pontos e nas notas de 9 pontos. Estas devem se reduzidas ao mínimo, numeradas sequencialmente e apresentadas no final do texto;
  6. O texto deverá ter um alinhamento justificado e com espaçamento 10 entre parágrafos;
  7. Citações até 40 palavras deverão surgir na continuidade do texto entre aspas duplas (“…”). As citações com mais de 40 palavras deverão ser destacadas num bloco de texto sem aspas, com um avanço da esquerda de 2 cm.
  8. Figuras, tabelas e imagens deverão ser numeradas e aparecer centradas no corpo do texto Os respetivos títulos deverão aparecer em cima, enquanto a fonte deverá aparecer em baixo. Estes elementos deverão aparecer o mais próximo possível do texto onde se referenciam. Deve deixar-se uma linha em branco antes e depois destes elementos.
  9. Resumos. Em folhas separadas, deve ser enviado título e resumo em português e título e resumo do artigo em inglês (Abstract). Os resumos não devem exceder as 150 palavras. Na linha a seguir ao resumo os autores deverão indicar três (3) palavras-chave, em português e em inglês.
  10. A revisão e correção prévia do manuscrito final será da exclusiva responsabilidade dos autores. Só depois de o fazerem, deverão proceder à edição e gravação final do texto que deverá ser remetido à Revista Investigar em Educação no duplo formato Word *.doc/*.docx) e *.pdf. Os ficheiros deverão ser identificados com três palavras iniciais do título do artigo
  11. Na referenciação final e ao longo do texto, adotam-se as normas APA (7ª edição).
  • Esta submissão atende, ainda, aos requisitos descritos nas Instruções aos autores.
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outra revista para consideração.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram numeradas e rotuladas.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.