Cultivar o sentido crítico

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Pedro Franco

Resumo

A questão da função primordial da educação é fundamentalmente política e merece, por isso, reflexão filosófica. Recorrendo a discussões variadas sobre este tema, de Alasdair MacIntyre a Martha Nussbaum e Pierre Hadot, tenta-se contrariar aqui a ideia, presente nos documentos legais portugueses, de que a escola serve para formar cidadãos. Argumenta-se que a função alternativa da escola é a de formar pensadores críticos, enquadrando a questão numa visão da ética de virtudes, que parte de uma análise da natureza humana. Adicionalmente, poder-se-á afirmar que a melhor forma de alcançar uma sociedade livre terá de passar por deixar de encarar a escola como uma máquina de produzir cidadãos. Serão propostos três meios para alcançar esta visão de escola e de sociedade: a recuperação das artes liberais, o uso do método socrático e o estudo da retórica.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Cultivar o sentido crítico. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(13). https://doi.org/10.34626/j2xev465