Reconfigurações identitárias de diplomados na área social: (re)ingresso de adultos assalariados no Politécnico de Leiria

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Bibiana Pedrosa
Albertina Oliveira
Rui Santos
Cristóvão Margarido

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo conhecer os motivos que levaram os/as estudantes adultos/as assalariados com idade igual ou superior a 50 anos a (re)ingressarem no ensino superior através do curso de Serviço Social do Politécnico de Leiria e as (trans)formações identitárias que daí advieram a nível pessoal, profissional e familiar. Mediante este objetivo, o estudo desenvolveu-se por meio de um plano de investigação misto: quantitativo e qualitativo. Num primeiro momento, com recurso ao inquérito por questionário, o estudo dirigiu-se a um universo de 238 diplomados da licenciatura em Serviço Social, que concluíram o seu curso ao longo dos anos letivos compreendidos entre 2015/2016 e 2017/2018, com o objetivo de caracterizar os estudantes do curso de Serviço Social, de modo a ser possível contextualizar e delinear as entrevistas individuais. A amostra abrangeu 124 diplomados, dos quais 77 em regime diurno e 47 em regime pós-laboral. Num segundo momento, recorreu-se ao método qualitativo, através de seis entrevistas semiestruturadas, dirigidas a pessoas adultas que (re)ingressaram no ensino superior com idade superior a 50 anos, com o propósito de conhecer as suas motivações para esse (re)ingresso e analisar as reconfigurações identitárias que daí advieram.
Através desta conciliação de métodos de investigação e da respetiva análise de dados, foi possível identificar as principais motivações, muito direcionadas para a valorização e autorrealização pessoal, e compreender as diversas mudanças identitárias que foram surgindo ao longo das respetivas trajetórias de vida, considerando sempre o seu âmbito pessoal, profissional e familiar.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Reconfigurações identitárias de diplomados na área social: (re)ingresso de adultos assalariados no Politécnico de Leiria. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(13). https://doi.org/10.34626/h60aj042