Refletir na prática pedagógica: o que dizem estudantes, professores cooperantes e supervisores

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cecília Bento
Fátima Pereira
Amélia Lopes

Resumo

Atualmente, num mundo em constante mudança, a Escola apresenta-se como lugar heterogéneo, com contextos e participantes diversificados, tornando-se fundamental que o professor analise, levante questões e procure soluções para os problemas com que se depara. Como refere Pereira (2011, p 35). “by knowing the qualities of the self and understanding the classroom conditions, namely studests characteristics, the teacher becomes more able to carry out his/her work successfully”. A prática de ensino supervisionada é um momento de vivências novas que se interliga com conhecimentos adquiridos a nível teórico, produz conhecimento significativo para o professor em formação, pelo que “the internship is the most influential period in teachers education as they have the opportunity to be involved in real teaching situations, to reflect upon their motives for becoming teachers and to access them, giving rise to a professional identity” (Lopes, Pereira, & Sousa, 2014, p. 77). Assim, este é o tempo ideal para desenvolver capacidades consideradas essenciais no perfil profissional esperado. Nesta comunicação apresentam-se resultados de um projeto de doutoramento sobre as práticas de reflexão em contexto de estágio de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Serão apresentados resultados relativos a entrevistas semiestruturadas com estudantes de mestrados que habilitam para a docência em 1º CEB, professores supervisores e cooperantes.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Refletir na prática pedagógica: o que dizem estudantes, professores cooperantes e supervisores. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(13). https://doi.org/10.34626/hj7cp272