Desafios na formação de docentes em identidade, expressão e igualdade de género: um estudo de caso

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Maria João Silva
Ana Gama
Eduarda Ferreira

Resumo

O enquadramento da abordagem às questões de género nas escolas teve mudanças recentes, nomeadamente no que se refere: i) à legislação sobre o exercício do direito à autodeterminação da Identidade de Género e Expressão de Género e sobre o direito à proteção das características sexuais das pessoas; ii) ao currículo em Educação para a Cidadania. Este enquadramento coloca desafios aos/às docentes, no que se refere à abordagem da Igualdade de Género, no âmbito da Educação para a Sexualidade e para a Cidadania, o que exige a articulação do tema não só com a Saúde, mas também com os Direitos Humanos, a Interculturalidade e o Desenvolvimento Sustentável, visando o desenvolvimento de uma cidadania sexual saudável e inclusiva. Para além do trabalho sobre Igualdade de Género, a escola/docência deve ainda proporcionar um ambiente seguro e inclusivo no que se refere à Identidade de Género, expressão de género e características sexuais de crianças e jovens.
Neste artigo, apresentam-se os processos e os resultados de um Estudo de Caso de Formação Contínua de Docentes, em que se evidenciaram: i) lacunas no conhecimento dos normativos legais e curriculares; ii) conceções alternativas e necessidades de formação em conteúdos e estratégias de Género, Sexualidade e Interculturalidade; iii) fortes e emocionais resistências aos valores e teorias da investigação sobre Género. A análise dos resultados permitiu relacionar as necessidades de formação nas várias áreas da Educação para a Cidadania Género, Sexualidade e Interculturalidade verificando-se a centralidade da interseccionalidade.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Desafios na formação de docentes em identidade, expressão e igualdade de género: um estudo de caso. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(13). https://doi.org/10.34626/5nk1ka21