O povo criança e suas infâncias: fragmentos de uma pesquisa coletiva

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carmen Lúcia Vidal Pérez
Lorena Lopes Bonomo
Marcia Fernanda Carneiro Lima

Resumo

As investigações que desenvolvemos em nosso grupo de pesquisa privilegiam o cotidiano das salas de aulas de escolas públicas de periferia urbana. São nas salas de aulas que encontramos as crianças e suas diferentes infâncias. A busca pelo compreender das crianças e suas infâncias reflete o desejo de fazer pesquisa segundo outro paradigma de produção do conhecimento. A procura não se dá por leis gerais do desenvolvimento ou sistemas de classificação infantil, mas por partilhar com as crianças suas andanças e presenças no mundo. Assumimos a pesquisa com as crianças no cotidiano da escola e, adotamos a conversa como um dispositivo metodológico que nos permite captar e capturar a multiplicidade do povo criança e suas diferentes infâncias, apostando em suas potencialidades e modos singulares de produzir conhecimento sobre o mundo e a vida no mundo contemporâneo.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

O povo criança e suas infâncias: fragmentos de uma pesquisa coletiva. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(4). https://doi.org/10.34626/qrzewf66