Currículo em tempos de crise: os jornais portugueses e a construção social do currículo

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Ana Mouraz
Ana Cristina Torres
Carla Nunes

Resumo

O Currículo é uma construção social e histórica que resulta da forma como diferentes atores enquadram as finalidades da Educação, as comunicam, legitimam e transpõem para as práticas escolares (Goodson, 1997; Roldão, 1999; Young, 2014).
As negociações implicadas na construção social do currículo espelham alguns dos problemas da Escola, e são influenciadas por representações públicas da Educação e do Currículo. Na construção destas representações, os media desempenham um
papel importante. Reporta-se um estudo da importância atribuída à Educação e ao Currículo, e os propósitos dessa atenção, em artigos de dois jornais nacionais diários durante Abril, Maio, Junho de 2009 e de 2013. O estudo revelou uma atenção particular
aos exames e às políticas educativas que refletem a instabilidade que se tem vivido nas escolas. Constatou-se, ainda, que o Currículo tem pouca visibilidade nos jornais portugueses e quando dele se fala, é para focar os conteúdos disciplinares,
mormente a Matemática.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Currículo em tempos de crise: os jornais portugueses e a construção social do currículo. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(3). https://doi.org/10.34626/04vxkv22