Aprender na escola e fora da escola – o poder das explicações

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António Neto-Mendes
Esperança Martins

Resumo

A importância atribuída pelas famílias à educação, o mundo competitivo em que vivemos, as críticas à escola formal, a pressão exercida pelos exames e outras características específicas dos sistemas educativos geram um ambiente propício ao aparecimento, fora da escola, de serviços educativos de natureza privada a que chamamos explicações.
O sucesso escolar dos alunos, que pode significar desde a simples transição de ano ou de ciclo ao acesso a um curso ou escola altamente seletivos, é fruto quer do envolvimento mais estrito da educação formal, quer de outros agentes não formais e informais que importa valorizar. Pretendemos aqui problematizar a produção dos resultados escolares, olhando para a relação entre a educação formal e a frequência de explicações enquanto “espaço/tempo” de educação não-formal e informal com um papel relevante na vida escolar. Ilustraremos esta reflexão a partir dos dados recolhidos em vários centros de explicações de Lisboa, Seul, Brasília e Otava.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Aprender na escola e fora da escola – o poder das explicações. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(1). https://doi.org/10.34626/vv94t608