Educação não formal e suas contribuições para a qualidade da educação básica em escolas da periferia do Rio de Janeiro

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Wania Gonzalez
Laélia Portela Moreira

Resumo

A expressiva atuação de organizações não formais, como ONGs e afins, em serviços educacionais voltados para populações de baixa renda, no Brasil, motivaram a pesquisa. O artigo trata da relação entre espaços formais e não formais de educação, sob a perspectiva teórica da relação com o saber, de Charlot, das concepções de qualidade da educação básica de Dourado, Oliveira e Araujo e outros e, ainda, da contribuição de Trilla e Gohn, no que concerne à educação não formal. Foi realizada no município de Duque de Caxias, por meio de análise documental, observação, e entrevistas. O artigo discute, inicialmente, a relação dos estudantes com o saber e a questão da qualidade; na sequência, apresenta a análise das experiências de educação não formal investigadas. Os resultados constataram, nas organizações investigadas, a presença de ações educativas direcionadas para a valorização da formação do cidadão, para a educação infantil e para o reforço escolar.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Educação não formal e suas contribuições para a qualidade da educação básica em escolas da periferia do Rio de Janeiro. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(1). https://doi.org/10.34626/d8nerd47