Para revisores/as

 

Princípios éticos

A Educação, Sociedade & Culturas, usa o sistema de revisão cega por pares (‘double-blind peer review’).

Os/As revisores/as dos artigos devem ser objetivos/as nas suas apreciações e escusar-se da revisão se houver um conflito de interesses entre Revisor/a e Autores/as ou respetiva investigação ou organismos de financiamento.

Os/As revisores/as devem alertar a Direção da ESC para qualquer trabalho publicado ou submetido cujo conteúdo seja, essencialmente, análogo ao que está em revisão.

Os/As revisores devem manter a confidencialidade em todos os aspetos relacionados com os manuscritos, incluindo informações sobre os/as autores/as.

 

Critérios de avaliação

As apreciações sobre os manuscritos devem ser feitas na plataforma da ESC (OJS) e devem considerar as recomendações que se apresentam  de seguida:

Os artigos em avaliação são confidenciais.

No processo de revisão devem ser considerados os seguintes elementos:

  1. Interesse e relevância do tema para o escopo emissão da ESC
  2. Relevância para um público abrangente
  3. Atualidade e consistência da revisão da literatura
  4. Inovação conceptual
  5. Adequação da metodologia de investigação, se aplicável
  6. Rigor na análise de dados, se aplicável
  7. Clareza na escrita

Tópicos para avaliação:

  • O artigo tem qualidade científica e nível académico?
  • A metodologia de investigação ou o conhecimento produzido constitui um contributo para o campo científico?
  • O problema estudado é significativo? Está organizado/estruturado adequadamente?
  • O título e o resumo refletem o conteúdo do artigo?
  • A revisão de literatura é adequada e abrangente?
  • Existe informação suficiente sobre a investigação realizada?
  • Os resultados coincidem com os de investigações anteriores?
  • O artigo tem uma escrita clara e construção gramatical correta?
  • O artigo é compreensível para leitores/as com contextos culturais e linguísticos diferentes?

 

Publons

Para o reconhecimento público do seu trabalho, a Educação, Sociedade  Culturas incentiva os Revisores a inscreverem-se na plataforma Publons e registarem aí as revisões efectuadas (que, no entanto, não ficam identificadas, mantendo-se, portanto, o anonimato das mesmas).

Página da revista na plataforma Publons: Educação, Sociedade & Culturas | Publons

 

Tipos de manuscritos

A revista tem diversas secções, conforme a natureza das contribuições, designadamente as seguintes:

  • Artigos empíricos
  • Revisões de literatura / Revisões sistemáticas
  • Recensões