Para autores/as
Submissão de manuscritos
- A contribuição deve ser original e inédita e não se encontrar sob revisão ou para publicação junto de outra revista.
- Os artigos devem constituir pesquisas originais que se coadunem com a missão e escopo da ESC. Devem ser também teoricamente informados e metodologicamente sustentados e relevantes para um público internacional.
- O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nesta secção "Para autores/as".
NORMAS DE SUBMISSÃO
- São aceites e publicados artigos em português, inglês, francês e espanhol. Cada artigo deve incluir o título, resumo e palavras-chave em português, inglês e francês. Para artigos em espanhol, o título, o resumo e as palavras-chave são igualmente disponibilizados nesse idioma.
- Todas as pessoas autoras devem incluir as afiliações institucionais, endereços de e-mail e identificador ORCID. Um/a dos/as autores/as deve ser indicado/a como autor/a para correspondência, bem como fornecer todos os elementos para contacto, incluindo e-mail e morada institucional.
- Os artigos devem evitar linguagem discriminatória.
- Os/as autores/as devem assegurar-se de que os artigos obedecem rigorosamente às instruções aqui apresentadas. Caso não se verifique esse cuidado, os artigos serão devolvidos para retificação antes de ser encetado o processo de arbitragem científica.
Preparação do documento
- Os textos para submissão devem ser redigidos nos templates Página de título e Manuscrito.
- Cada artigo deverá conter entre 6000 e 8000 palavras, incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, notas de rodapé, referências bibliográficas e apêndices.
- O artigo deve incluir um resumo não estruturado (e respetivas traduções – ver acima) que não poderá exceder as 200 palavras, que descreva objetivos, metodologia e resultados do estudo apresentado. O resumo não deve conter siglas nem citações.
- Após cada resumo devem ser indicadas até 5 palavras-chave, separadas por vírgulas e em minúsculas.
- O texto deve ser processado em espaçamento 1,5 entre linhas, a fonte utilizada deve ser Times New Roman, tamanho 11; as margens devem estar configuradas da seguinte forma: margem superior – 3 cm; restantes margens – 2,5 cm.
- Deve empregar-se itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
- As imagens devem estar inseridas no texto e também ser submetidas separadamente em ficheiro JPG (ou compatível) com o mínimo de 300dpi.
- Os gráficos devem estar inseridos no texto e também ser submetidos separadamente no ficheiro original (Excel).
- As tabelas devem estar inseridas no texto em formato editável.
- Títulos, subtítulos e outras secções do texto devem ser inequivocamente diferenciados.
- Devem ser evitadas notas de rodapé explicativas cujo conteúdo possa ser integrado no texto. Caso sejam imprescindíveis, devem ser numeradas.
- Para apoio à preparação do documento, utilize os templates disponibilizados em português e inglês.
- Para dúvidas relativas à submissão do manuscrito, para o esclarecimento de outras questões ou se necessitar de alguma informação adicional, por favor contacte o secretariado da revista: esc@fpce.up.pt
Anonimização
- Na submissão inicial deverão ser enviados dois ficheiros separados: uma Página de título contendo todos os elementos de identificação dos/as autores/as e o Manuscrito sem esses elementos. Os/as autores/as deverão garantir que este último ficheiro está totalmente anonimizado, removendo qualquer informação de identificação, incluindo nome(s) dos/as autor/es, afiliação institucional, agradecimentos, financiamentos atribuídos, auto-citações, etc. No texto, essa informação pode ser substituída provisoriamente por expressões como "[referência removida para manter a integridade do processo de revisão]".
- As referências dos trabalhos dos/as autores/as devem aparecer no topo da lista de referências como "Autores/as" com o ano de publicação; nas citações no texto, substituir o(s) apelido(s) pela palavra "Autores/as", seguida do ano de publicação.
- Todas as informações de identificação serão adicionadas ao texto posteriormente, após o processo de revisão por pares.
CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Para a redação de citações no texto e da lista de referências bibliográficas deve ser seguido o manual de estilo da American Psychological Association (APA), 7.ª edição, excetuando as regras para o primeiro nome, que a ESC apresenta por extenso.
Citações - As citações no texto devem ser indicadas no formato (Autor, ano) e, se forem diretas, deve incluir-se o(s) número(s) de página(s). Ex: (Silva, 2021, p. 21); (Silva, 2021, pp. 22-23).
- As citações com mais de dois/duas autores/as devem incluir apenas o apelido do/a primeiro/a autor/a, seguido de et al. (sem itálico). Ex: (Silva et al., 2021).
- No caso de serem citadas várias referências, elas devem ser ordenadas por ordem alfabética do apelido do/a primeiro/a autor/a e separadas por ponto e vírgula. Ex: (Alves, 2021; Fontes, 2015; Sousa, 2017).
- As citações com mais de 40 palavras devem aparecer em bloco indentado à esquerda (0,5 cm), sem aspas e em letra tamanho 10.
Referências - As referências devem ser organizadas alfabeticamente numa secção autónoma intitulada “Referências bibliográficas”. Todas as referências devem ser apresentadas de forma completa e rigorosa.
- Todas as referências desta lista final devem ter sido utilizadas no texto, assim como todas as referências citadas no texto devem constar da lista.
- Quando disponíveis, devem ser fornecidos os DOI e URL para as referências.
Formato das Referências Bibliográficas
Artigo com “digital object identifier” (DOI)
Autor, Nome (Ano). Título do artigo. Título da Revista com Iniciais Maiúsculas, volume(número), pp-pp. https://doi.org/xxxxx/xxxxx.xxxx
Lopes, Amélia, & Pereira, Fátima (2012). Everyday life and everyday learning: The ways in which pre-service teacher education curriculum can encourage personal dimensions of teacher identity. European Journal of Teacher Education, 35(1), 17-38. https://doi.org/10.1080/02619768.2011.633995
Artigo sem DOI disponível
Autor, Nome A., & Autor, Nome B. (Ano). Título do artigo. Título da Revista Com Iniciais Maiúsculas, volume(número), pp-pp. http://www.xxxxxxx
Clandinin, D. Jean, Lessard, Sean, & Caine, Vera (2012). Reverberations of narrative inquiry: How resonant echoes of an inquiry with early school leavers shaped further inquiries. Educação, Sociedade & Culturas, 36, 7-24. http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC36/ESC36_D.Jean_Sean&Vera.pdf
Livro (versão impressa)
Autor, Nome (Ano). Título do livro em itálico: Inicial maiúscula também para o subtítulo. Editora.
Bianchetti, Lucídio, & Correia, José A. (2011). In/exclusão no trabalho e na educação: Aspectos mitológicos, históricos e conceituais. Papirus.
Livro – organização ou coordenação (versão impressa)
Organizador, Nome (Ano). Título do livro em itálico: Inicial maiúscula também para o subtítulo. Editora.
Hedtke, Reinhold, & Zimenkova, Tatjana (Eds.). (2013). Education for civic and political participation: A critical approach. Routledge.
Livro eletrónico
Autor, Nome (Ano). Título do livro em itálico: Inicial maiúscula também para o subtítulo. http://www.xxxxxxx
Silva, Sofia M., & Landri, Paolo (Eds.). (2012). Rethinking education ethnography: Researching on-line communities and interactions. http://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/e-books/edition/rethinking-education-ethhnography
Capítulo de livro
Autor, Nome A., & Autor, Nome B. (Ano). Título do capítulo. In Nome A. Organizador, Nome B. Organizador, & Nome C. Organizador (Eds.), Título do livro em itálico: Inicial maiúscula também para o subtítulo (pp. xxx-xxx). Editora.
Stoer, Stephen R., & Cortesão, Luiza (2008). Multiculturalism and educational policy in a global context (European perspectives). In Nicolas Burbules & Carlos Alberto Torres (Eds.), Globalizations and education critical perspectives (2nd ed., pp. 253-274). Routledge.
Dissertação ou tese não publicada
Autor, Nome (Ano). Título da tese em itálico [Tese de doutoramento ou dissertação de mestrado não publicada]. Nome da Instituição.
Macedo, Eunice (2012). School rankings, on the other hand…: Possibilities of young adult citizenship in the tension of educational and social change [Tese de doutoramento não publicada]. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Dissertação ou tese presente em repositório
Autor, Nome (Ano). Título da tese em itálico [Tese de doutoramento ou dissertação de mestrado]. Nome do Repositório. https://www.xxxxxxx
Loja, Ema (2012). The impact of dis/abl(e)ism on disabled people in Portugal: Fado, citizenship and the embodied self. Repositório Aberto da Universidade do Porto. http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/64846
Comunicação ou poster não publicado
Orador, Nome (Ano, mês dia). Título da comunicação em itálico [Comunicação ou apresentação de poster]. Designação do congresso, Localização, País.
Young, Michael (2010, September 23-25). Education as a vocation: Lessons from Continental Europe [Keynote speech]. Annual Conference of the European Educational Research Association – ECER 2009, Vienna, Austria.
Comunicações publicadas
Orador, Nome (Ano). Título da comunicação. Título do livro de atas, volume, pp-pp. Editora.
Nogueira, Paulo, & Fonseca, Laura (2010). Sexual education and the school: Perspectives and sexual protocols of young men and women. ICERI2010 Proceedings, 3, 2060-2070. FPCEUP.
Para mais informações, por favor consulte o Publication Manual of the American Psychological Association (7ª edição).