Submissão de manuscritos

  • A contribuição deve ser original e inédita e não se encontrar sob revisão ou para publicação junto de outra revista. 
  • Os artigos devem constituir pesquisas originais que se coadunem com a missão e escopo da ESC. Devem ser também teoricamente informados e metodologicamente sustentados e relevantes para um público internacional.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nesta secção "Para autores/as".

NORMAS DE SUBMISSÃO

  • São aceites e publicados artigos em português, inglês, francês e espanhol. Cada artigo deve incluir o título, resumo e palavras-chave em português, inglês e francês. Para artigos em espanhol, o título, o resumo e as palavras-chave são igualmente disponibilizados nesse idioma.
  • Todas as pessoas autoras devem incluir as afiliações institucionais, endereços de e-mail e identificador ORCID. Um/a dos/as autores/as deve ser indicado/a como autor/a para correspondência, bem como fornecer todos os elementos para contacto, incluindo e-mail e morada institucional.
  • Os artigos devem evitar linguagem discriminatória.
  • Os/as autores/as devem assegurar-se de que os artigos obedecem rigorosamente às instruções aqui apresentadas. Caso não se verifique esse cuidado, os artigos serão devolvidos para retificação antes de ser encetado o processo de arbitragem científica.

Preparação do documento

  • Os textos para submissão devem ser redigidos nos templates Página de título e Manuscrito.
  • Cada artigo deverá conter entre 6000 e 8000 palavras, incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, notas de rodapé, referências bibliográficas e apêndices.
  • O artigo deve incluir um resumo não estruturado (e respetivas traduções – ver acima) que não poderá exceder as 200 palavras, que descreva objetivos, metodologia e resultados do estudo apresentado. O resumo não deve conter siglas nem citações.
  • Após cada resumo devem ser indicadas até 5 palavras-chave, separadas por vírgulas e em minúsculas.
  • O texto deve ser processado em espaçamento 1,5 entre linhas, a fonte utilizada deve ser Times New Roman, tamanho 11; as margens devem estar configuradas da seguinte forma: margem superior – 3 cm; restantes margens – 2,5 cm.
  • Deve empregar-se itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  • As imagens devem estar inseridas no texto e também ser submetidas separadamente em ficheiro JPG (ou compatível) com o mínimo de 300dpi.
  • Os gráficos devem estar inseridos no texto e também ser submetidos separadamente no ficheiro original (Excel).
  • As tabelas devem estar inseridas no texto em formato editável.
  • Títulos, subtítulos e outras secções do texto devem ser inequivocamente diferenciados.
  • Devem ser evitadas notas de rodapé explicativas cujo conteúdo possa ser integrado no texto. Caso sejam imprescindíveis, devem ser numeradas.
  • Para apoio à preparação do documento, utilize os templates disponibilizados em português e inglês.
  • Para dúvidas relativas à submissão do manuscrito, para o esclarecimento de outras questões ou se necessitar de alguma informação adicional, por favor contacte o secretariado da revista: esc@fpce.up.pt

Anonimização

  • Na submissão inicial deverão ser enviados dois ficheiros separados: uma Página de título contendo todos os elementos de identificação dos/as autores/as e o Manuscrito sem esses elementos. Os/as autores/as deverão garantir que este último ficheiro está totalmente anonimizado, removendo qualquer informação de identificação, incluindo nome(s) dos/as autor/es, afiliação institucional, agradecimentos, financiamentos atribuídos, auto-citações, etc. No texto, essa informação pode ser substituída provisoriamente por expressões como "[referência removida para manter a integridade do processo de revisão]".
  • As referências dos trabalhos dos/as autores/as devem aparecer no topo da lista de referências como "Autores/as" com o ano de publicação; nas citações no texto, substituir o(s) apelido(s) pela palavra "Autores/as", seguida do ano de publicação.
  • Todas as informações de identificação serão adicionadas ao texto posteriormente, após o processo de revisão por pares.

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • Para a redação de citações no texto e da lista de referências bibliográficas deve ser seguido o manual de estilo da American Psychological Association (APA), 7.ª edição, excetuando as regras para o primeiro nome, que a ESC apresenta por extenso.

    Citações
  • As citações no texto devem ser indicadas no formato (Autor, ano) e, se forem diretas, deve incluir-se o(s) número(s) de página(s). Ex: (Silva, 2021, p. 21); (Silva, 2021, pp. 22-23).
  • As citações com mais de dois/duas autores/as devem incluir apenas o apelido do/a primeiro/a autor/a, seguido de et al. (sem itálico). Ex: (Silva et al., 2021).
  • No caso de serem citadas várias referências, elas devem ser ordenadas por ordem alfabética do apelido do/a primeiro/a autor/a e separadas por ponto e vírgula. Ex: (Alves, 2021; Fontes, 2015; Sousa, 2017).
  • As citações com mais de 40 palavras devem aparecer em bloco indentado à esquerda (0,5 cm), sem aspas e em letra tamanho 10.

    Referências
  • As referências devem ser organizadas alfabeticamente numa secção autónoma intitulada “Referências bibliográficas”. Todas as referências devem ser apresentadas de forma completa e rigorosa.
  • Todas as referências desta lista final devem ter sido utilizadas no texto, assim como todas as referências citadas no texto devem constar da lista.
  • Quando disponíveis, devem ser fornecidos os DOI e URL para as referências.

 

Formato das Referências Bibliográficas

Artigo com “digital object identifier” (DOI)

Autor, Nome (Ano). Título do artigo. Título da Revista com Iniciais Maiúsculas, volume(número), pp-pp. https://doi.org/xxxxx/xxxxx.xxxx

Lopes, Amélia, & Pereira, Fátima (2012). Everyday life and everyday learning: The ways in which pre-service teacher education curriculum can encourage personal dimensions of teacher identity. European Journal of Teacher Education35(1), 17-38. https://doi.org/10.1080/02619768.2011.633995

Artigo sem DOI disponível

Autor, Nome A., & Autor, Nome B. (Ano). Título do artigo. Título da Revista Com Iniciais Maiúsculas, volume(número), pp-pp. http://www.xxxxxxx

Clandinin, D. Jean, Lessard, Sean, & Caine, Vera (2012). Reverberations of narrative inquiry: How resonant echoes of an inquiry with early school leavers shaped further inquiries. Educação, Sociedade & Culturas36, 7-24. http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC36/ESC36_D.Jean_Sean&Vera.pdf 

Livro (versão impressa)

Autor, Nome (Ano). Título do livro em itálico: Inicial maiúscula também para o subtítulo. Editora.

Bianchetti, Lucídio, & Correia, José A. (2011). In/exclusão no trabalho e na educação: Aspectos mitológicos, históricos e conceituais. Papirus.

Livro – organização ou coordenação (versão impressa)

Organizador, Nome (Ano). Título do livro em itálico: Inicial maiúscula também para o subtítulo. Editora.

Hedtke, Reinhold, & Zimenkova, Tatjana (Eds.). (2013). Education for civic and political participation: A critical approach. Routledge.

Livro eletrónico

Autor, Nome (Ano). Título do livro em itálico: Inicial maiúscula também para o subtítulo. http://www.xxxxxxx

Silva, Sofia M., & Landri, Paolo (Eds.). (2012). Rethinking education ethnography: Researching on-line communities and interactions. http://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/e-books/edition/rethinking-education-ethhnography

Capítulo de livro

Autor, Nome A., & Autor, Nome B. (Ano). Título do capítulo. In Nome A. Organizador, Nome B. Organizador, & Nome C. Organizador (Eds.), Título do livro em itálico: Inicial maiúscula também para o subtítulo (pp. xxx-xxx). Editora.

Stoer, Stephen R., & Cortesão, Luiza (2008). Multiculturalism and educational policy in a global context (European perspectives). In Nicolas Burbules & Carlos Alberto Torres (Eds.), Globalizations and education critical perspectives (2nd ed., pp. 253-274). Routledge.

Dissertação ou tese não publicada

Autor, Nome (Ano). Título da tese em itálico [Tese de doutoramento ou dissertação de mestrado não publicada]. Nome da Instituição.

Macedo, Eunice (2012). School rankings, on the other hand…: Possibilities of young adult citizenship in the tension of educational and social change [Tese de doutoramento não publicada]. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Dissertação ou tese presente em repositório

Autor, Nome (Ano). Título da tese em itálico [Tese de doutoramento ou dissertação de mestrado]. Nome do Repositório. https://www.xxxxxxx

Loja, Ema (2012). The impact of dis/abl(e)ism on disabled people in Portugal: Fado, citizenship and the embodied self. Repositório Aberto da Universidade do Porto. http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/64846

Comunicação ou poster não publicado

Orador, Nome (Ano, mês dia). Título da comunicação em itálico [Comunicação ou apresentação de poster]. Designação do congresso, Localização, País.

Young, Michael (2010, September 23-25). Education as a vocation: Lessons from Continental Europe [Keynote speech]. Annual Conference of the European Educational Research Association – ECER 2009, Vienna, Austria.

Comunicações publicadas 

Orador, Nome (Ano). Título da comunicação. Título do livro de atasvolume, pp-pp. Editora.

Nogueira, Paulo, & Fonseca, Laura (2010). Sexual education and the school: Perspectives and sexual protocols of young men and women. ICERI2010 Proceedings3, 2060-2070. FPCEUP.

 

Para mais informações, por favor consulte o Publication Manual of the American Psychological Association (7ª edição).