Capacitação digital em Portugal Perceções de docentes sobre os efeitos no seu desempenho profissional
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Resumo
A capacitação digital dos/as docentes em Portugal, prevista no Plano de Ação para a Transição Digital, decorreu de um processo articulado entre a Direção-Geral de Educação e os Centros de Formação de Associações de Escolas. Este estudo pretendeu identificar perceções de docentes relativamente aos efeitos da formação contínua em capacitação digital no seu desempenho profissional. Os dados foram recolhidos entre maio e junho de 2023, através de um inquérito por questionário, e analisados/interpretados mediante procedimentos estatísticos que incluíram medidas de tendência central e de dispersão. Responderam ao questionário 324 docentes do ensino não superior, ex-formandos/as de oficinas promovidas por um Centro de Formação da região Alentejo, no período entre 2021 e 2023. Os resultados revelaram que, de modo geral, a perceção sobre o efeito das formações no desempenho profissional foi positiva, evidenciando uma maior utilização de tecnologias digitais para a inovação de práticas pedagógicas, a adaptação das estratégias de ensino, a escolha de recursos didáticos, a criação ou adaptação de recursos digitais, a melhoria da interação entre os/as alunos/as, a colaboração entre os pares, a orientação em função das necessidades dos/as aprendentes e para garantir o acesso aos recursos e atividades propostas.
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