Museu como espaço de formação cultural docente

O que os museus do Rio de Janeiro oferecem aos/às professores/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi66.681

Palavras-chave:

professores no museu, formação cultural de professores, museus como espaço de formação

Resumo

A formação cultural de professores é um tema que tem provocado interesse crescente no meio académico. Este artigo centra-se no museu, espaço de educação não formal, como um lugar educativo e formativo, cujo potencial está subaproveitado. O artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada em 2020 e tem como foco compreender de que maneira os museus se têm constituído em espaço de formação de professores e quais as expectativas destes em relação ao que os museus têm para oferecer. A partir de dados gerados por um questionário dirigido a professores/as da educação infantil e ensino primário da cidade do Rio de Janeiro e a interlocução com autores/as da área, o texto apresenta subsídios para pensar de que maneira esse encontro vem ocorrendo e pistas para que o museu se constitua em lugar potente de formação continuada. Os dados indicam que, embora o museu ainda seja identificado pelos/as professores/as como espaço complementar ao ensino, há um crescente reconhecimento da importância dos equipamentos culturais para uma formação humana, que transforme a prática docente para além do currículo escolar.

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Biografias Autor

Cristina Carvalho, PUC-Rio

Doutora em Educação; diretora do Departamento de Educação PUC-Rio, Professora Associada do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Educação-PUC-Rio. Diretora do Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI), Rio de Janeiro, Brasil

Gewerc Monique, PUC-Rio; Université Côte D’Azur

Doutora em Educação PUC-Rio (Brasil) e Université Côte D´'Azur, Nice (França)

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Carvalho, C., & Monique, G. (2023). Museu como espaço de formação cultural docente: O que os museus do Rio de Janeiro oferecem aos/às professores/as. Educação, Sociedade & Culturas, (66), 1–22. https://doi.org/10.24840/esc.vi66.681

Edição

Secção

ARTIGOS