Perspectivas de inovação na formação docente em cursos de Pedagogia

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Elisa Christina Ferreira
Marilandi Maria Mascarello Vieira
Odilon Luiz Poli

Resumo

O artigo tem por objetivo explicitar como se caracterizam as concepções e práticas de inovação presentes nos cursos de Pedagogia segundo os/as seus/suas coordenadores/as. Trata-se de pesquisa qualitativa, de campo, cuja produção de dados ocorreu por meio de entrevista com coordenadores/as e análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia de três universidades localizadas na região da Amosc, no Estado de Santa Catarina, Brasil. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, conforme Bardin (1977). Os resultados evidenciam que, nos cursos pesquisados, mesmo contando com práticas significativas, que apontam no sentido da inovação pedagógica, nos termos definidos por Leite (2012) e Cunha (2016), a inovação pedagógica se encontra, ainda, em construção e esse conceito ainda não baliza práticas inovadoras, visto que as que ocorrem nos cursos não têm o conceito como referência, o que indica apropriação ainda elementar do tema pelas participantes da pesquisa.


Recebido: 17/12/2021


Aceite: 1/7/2022

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Como Citar
Ferreira, E. C., Vieira, M. M. M., & Poli, O. L. (2022). Perspectivas de inovação na formação docente em cursos de Pedagogia. Educação, Sociedade & Culturas, 63, 1-22. https://doi.org/10.24840/esc.vi63.597
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Ferreira, E. C., Vieira, M. M. M., & Poli, O. L. (2022). Perspectivas de inovação na formação docente em cursos de Pedagogia. Educação, Sociedade & Culturas, 63, 1-22. https://doi.org/10.24840/esc.vi63.597

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