Perspectivas de inovação na formação docente em cursos de Pedagogia

Autores

  • Elisa Christina Ferreira Faculdade Santa Rita/Centro de Ensino Superior Santa Rita, Chapecó - SC, Brasil
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó - SC, Brasil
  • Odilon Luiz Poli Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó - SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi63.597

Palavras-chave:

Pedagogia, Inovação pedagógica, Formação docente

Resumo

O artigo tem por objetivo explicitar como se caracterizam as concepções e práticas de inovação presentes nos cursos de Pedagogia segundo os/as seus/suas coordenadores/as. Trata-se de pesquisa qualitativa, de campo, cuja produção de dados ocorreu por meio de entrevista com coordenadores/as e análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia de três universidades localizadas na região da Amosc, no Estado de Santa Catarina, Brasil. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, conforme Bardin (1977). Os resultados evidenciam que, nos cursos pesquisados, mesmo contando com práticas significativas, que apontam no sentido da inovação pedagógica, nos termos definidos por Leite (2012) e Cunha (2016), a inovação pedagógica se encontra, ainda, em construção e esse conceito ainda não baliza práticas inovadoras, visto que as que ocorrem nos cursos não têm o conceito como referência, o que indica apropriação ainda elementar do tema pelas participantes da pesquisa.

Recebido: 17/12/2021

Aceite: 1/7/2022

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, Zélia, & Silva, Maria Helena (1992). Análise qualitativa de dados de entrevista: Uma proposta. Paidéia, 2, 61-69. https://doi.org/10.1590/S0103-863X1992000200007

Audy, Jorge (2017). A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos Avançados, 31(90), 75-87. https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190005

Bardin, Laurence (1977). Análise de conteúdo. Edições 70.

Kotler, Philip, Bes, Fernando, & Szlak, Carlos (2011). A bíblia da inovação. Leya.

Calle, Guilermo, & Silva, Edna (2005). Inovação no contexto da sociedade do conhecimento. Textos de la CiberSociedad, 8, 1-20.

Chinkes, Ernesto, & Julien, Davi (2019). Las instituciones de educación superior y su rol em la era digital. La transformación digital de la universidad: ¿transformadas o transformadoras? Ciencia y Educación, 3(1). https://doi.org/10.22206/cyed.2019.v3i1.pp21-33

Cunha, Maria Isabel (2003). Inovações pedagógicas: Tempos de silêncios e possibilidades de produção. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 7(13), 149-158. https://doi.org/10.1590/S1414-32832003000200011

Cunha, Maria Isabel (2004, 17 setembro). Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade [Comunicação]. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais: A questão social no novo milênio. Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal. https://www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/MAriaIsabelCunha.pdf

Cunha, Maria Isabel (2016). Inovações pedagógicas na universidade. Editora da UFRB. https://www.ufrb.edu.br/nufordes/pedagogia-universitaria?download=18:inovaes-pedaggicas-na-universidade-maria-isabel-da-cunha

D’Avila, Jones, Bilessimo, Simone, Esteves, Paulo, & Vargas, Cristiane (2015). A tríplice hélice como fator de desenvolvimento regional: Um estudo de casos no Brasil. Espacios, 36(11), 17. https://www.revistaespacios.com/a15v36n11/15361117.html#cuatro

Duarte, Rosália (2004). Entrevistas em pesquisa qualitativas. Educar, 24, 213-225. https://doi.org/10.1590/0104-4060.357

Freire, Paulo (1968). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.

Gil, Antônio Carlos (2008). Como elaborar projetos de pesquisa (4.ª ed.). Atlas.

Kenski, Vani (2012). Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Papirus.

Leite, Denise (2009). Decisões pedagógicas e estruturas de poder na universidade. Papirus.

Leite, Denise (2012). Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século XXI. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 21(38), 29-39. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432012000200004&lng=pt&tlng=pt

Leite, Denise, Genro, Maria Ely, & Braga, Ana Maria (Orgs.). (2011). Inovação e pedagogia universitária. Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Masetto, Marcos (2004). Inovação na educação superior. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 8(14), 197-202. https://doi.org/10.1590/S1414-32832004000100018

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. (2005). Oslo Manual 2005: Guidelines for collecting and interpreting innovation data (3.ª ed.). OCDE.

Pérez Gómez, Angel (2015). Educação na era digital: A escola educativa. Penso.

Schwab, Klaus (2016). A quarta revolução industrial. Edipro.

Silva, Edna, & Menezes, Estera (2001). Metodologia da pesquisa e elaboração da dissertação (3.ª ed.). UFSC.

Theis, Ivo (2013). A sociedade do conhecimento realmente existente na perspectiva do desenvolvimento desigual. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 5(1), 133-148. https://doi.org/10.7213/urbe.7790

Tidd, Joe, & Bessant, Jhon (2015). Gestão da inovação (5.ª ed.). Bookman.

Universidade Comunitária da Região de Chapecó. (2014). Projeto pedagógico do curso de Pedagogia (licenciatura). UNOCHAPECÓ.

Universidade Federal da Fronteira Sul. (2019). Projeto pedagógico do curso de Pedagogia (licenciatura). UFFS.

Wind, Jeremy, & Main, Jerry (2002). Provocar mudanças: Como as melhores empresas estão se preparando para o século XXI. Qualitymark.

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Ferreira, E. C., Vieira, M. M. M., & Poli, O. L. (2022). Perspectivas de inovação na formação docente em cursos de Pedagogia. Educação, Sociedade & Culturas, (63), 1–22. https://doi.org/10.24840/esc.vi63.597

Edição

Secção

ARTIGOS