Photovoice as a participatory health promotion strategy of university students during the pandemic

Authors

  • Catherine Menegaldi Silva Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Maringá, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5386-0205
  • Gabriela Costa Alves Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Maringá, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2918-1266
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Programa de Pós-Graduação em Educação (Departamento de Teoria e Prática da Educação) - Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7666-7253
  • Karla Patrícia Martins Ferreira Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Fortaleza, CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9374-4890
  • Mirian Ueda Yamaguchi Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Maringá, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5065-481X
  • Rute Grossi Milani Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Maringá, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2918-1266

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi66.521

Keywords:

covid-19, universities, confrontation, mental health

Abstract

This study aimed to describe the perception of university students about the pandemic through a strategy using PhotoVoice. This is a qualitative, descriptive-exploratory study. 11 university students participated, invited through the dissemination of a link through social media. The methodology used was the participatory health promotion strategy using PhotoVoice. Two individual interviews were carried out to collect photographs and reports about the experience with the pandemic, as well as coping strategies. Data analysis took place through the intersection between the ethnographic model and content analysis. Three themes were identified: the pandemic, when university students reported the negative feelings aroused; the home office, which became a reality in the lives of university students during this period; and coping, which identified the adaptive strategies used. It is concluded that the PhotoVoice strategy made it possible to describe the perception of university students about the pandemic.

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Author Biographies

Catherine Menegaldi Silva, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Maringá, PR, Brasil.

Doutoranda em Promoção da Saúde pela Universidade Cesumar - UniCesumar (Bolsista/CAPES). Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade Cesumar - UniCesumar. Pós-Graduanda em Psicoterapia e Orientação Psicanalítica pela UniCesumar. Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa Saúde mental e contextos socioambientais no desenvolvimento do ciclo da vida, na UniCesumar, pesquisando as temáticas: Ambientes Restauradores, Universitários, Psicologia Ambiental, Saúde Mental e Salutogênese.

Gabriela Costa Alves, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Maringá, PR, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Universidade Cesumar. Mestranda em Promoção da Saúde pela Universidade Cesumar (Bolsista/CAPES). Pós-Graduanda em Psicoterapia Psicanalítica Contemporânea pela Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá (EPPM). Atuou como Educadora de Projetos Sociais na Universidade Cesumar, na área de inclusão, integração social e treinamento pelo Programa de Trabalho Protegido de Pessoas com Deficiência. Atualmente, atua como pesquisadora no Laboratório de Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Promoção da Saúde, Subjetividades e Cuidado Socioambiental, pesquisando as temáticas: Psicologia Ambiental, Universitários, Saúde Mental, Educação em Saúde e Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). 

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Programa de Pós-Graduação em Educação (Departamento de Teoria e Prática da Educação) - Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR, Brasil.

Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Estatística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Estadual de Maringá (UEM). No campo da pesquisa, tem experiência na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente com os seguintes temas: educação especial, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento afetivo e relação família-escola. É filiada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC). É Editora chefe da Revista Imagens da Educação e Editora Adjunta da Revista Acta Scientiarum Education. É membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). É membro do Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Contextos Socioambientais de Desenvolvimento no Ciclo da Vida. É membro membro do Grupo Gestão e Desenvolvimento (GEDES). No campo da gestão acadêmica, exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Teoria e Prática da Educação em dois mandatos (1998-2000; 2012-2014), Diretora de Ensino de Graduação da Universidade Estadual de Maringá (2014-2017) e Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2018-2020). 

Karla Patrícia Martins Ferreira, Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Fortaleza, CE, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2006), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, com Doutorado Sanduíche na Université de Nantes - França (2011) e Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2017). É atualmente professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, onde coordena o Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais (LERHA). É membro do Grupo de Trabalho "Psicologia Ambiental" da "Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia" (ANPEPP) e, atualmente, membro da diretoria da "Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente" (ABRAPA). Tem experiência nas áreas de Psicologia, Educação e Saúde, com ênfase em Psicologia Ambiental, Psicologia Social, Psicologia da Educação, Educação Ambiental e Educação Popular e Psicologia Fenomenológico-Existencial. Atualmente desenvolve e orienta pesquisas em Psicologia Ambiental, com ênfase nas temáticas: cidade, acessibilidade, sustentabilidade e impactos da pandemia nas relações pessoa-ambiente em diversos contextos ambientais. 

Mirian Ueda Yamaguchi, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Maringá, PR, Brasil.

Possui graduação em Farmácia com Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Maringá (1984), mestrado em Análises Clínicas (2005) e doutorado em Ciências Farmacêuticas (2009) pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência em Análises Clínicas tendo sido diretora e responsável técnica de laboratório clínico durante 14 anos. Desde 2005 é professora titular na UniCesumar - Universidade Cesumar, de Maringá onde atualmente é tutora no curso de Medicina e ministra disciplina no módulo de Hematologia. Faz parte do corpo docente permanente no Programa de Mestrado em Promoção da Saúde da UniCesumar onde orienta pesquisas em nível de Doutorado e Mestrado na área da Promoção da Saúde com uso de Tecnologias em Saúde (mHealth), Literacia Digital em Saúde, Universidade Promotora da Saúde e Envelhecimento. Coordena o projeto de pesquisa "Promoção da Saúde, Envelhecimento e Tecnologia em Saúde" (CNPq) e o projeto de extensão sobre "Universidade Promotora da Saúde". Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI. Membro do Comitê Assessor de Área (CAA-Ciências da Saúde) da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná - gestão 2020/2024. 

Rute Grossi Milani, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Maringá, PR, Brasil.

Doutorado em Medicina (Saúde Mental - Conceito CAPES 7) pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Universidade de São Paulo (2006). Psicóloga e Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Maringá. Atua como Professora Titular, Supervisora em Psicologia Clínica e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde (ingresso em 2014) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar (Unicesumar). Bolsista do Programa Produtividade em Pesquisa do ICETI Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Membro do Comitê Assessor da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Membro da IUHPE - International Union for Health Promotion and Education, e da Rede Internacional de pesquisadores STARS: Society for Theory And Research on Salutogenesis, Universidade de Zurich, Suíça. Membro GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP - Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Membro fundadora da ABRAPA - Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente, sociedade científica que reúne pesquisadores da área no Brasil. Coordena o Grupo de Pesquisas em Saúde Mental e Contextos Socioambientais de Desenvolvimento no Ciclo da Vida Cesumar/CNPq, e o LAPPISS - Laboratório de Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Promoção da Saúde, Subjetividades e Cuidado Socioambiental. Coordena o Projeto de Extensão Universidades Promotoras da Saúde: ações no campus universitário e na comunidade, da Unicesumar. Ex-editora Chefe da Revista Cesumar - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (2009-2020). Ex-membro do Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar (2005-2019). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do colegiado e docente do curso de Psicologia (UNICESUMAR). Psicóloga Clínica - Área Psicanalítica. Ex-coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica/Unicesumar (2009 a 2018). Coordenou a Comissão de Psicologia Clínica do Conselho Regional de Psicologia/ Paraná-Subsede Maringá.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em avaliação e intervenção psicológica, e desenvolve pesquisas em saúde mental, promoção da saúde, grupos vulneráveis, adolescentes, famílias, ambientes saudáveis e sustentáveis, universidades promotoras da saúde. 

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Published

2023-12-05

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Catherine Menegaldi Silva, Gabriela Costa Alves, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Karla Patrícia Martins Ferreira, Mirian Ueda Yamaguchi, & Rute Grossi Milani. (2023). Photovoice as a participatory health promotion strategy of university students during the pandemic. Educação, Sociedade & Culturas, (66). https://doi.org/10.24840/esc.vi66.521

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