As contribuições da psicologia social sobre ‘grupos’ para reflexões sobre o trabalho docente em contexto avaliativo no stricto sensu

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Flávia Umbelino Nemer
https://orcid.org/0000-0003-4384-0686
Patricia Ortiz Monteiro
https://orcid.org/0000-0002-2944-9050
Edna Chamon
https://orcid.org/0000-0003-2835-6554

Resumo

A avaliação da pós-graduação stricto sensu no Brasil é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e constitui instrumento fundamental do sistema nacional de pós-graduação. Os resultados da avaliação têm diversos usos. Para o cumprimento dos itens e quesitos avaliativos e para a prestação das informações requeridas pelo processo de avaliação, docentes e coordenadores/as de cursos stricto sensu trabalham sob a demanda por produtividade em um contexto no qual todos precisam contribuir, pois o fecho deste trabalho em grupo é expresso pelo resultado da avaliação quadrienal do programa de pós-graduação. Deste modo, o ponto que se apresenta é a averiguação do trabalho docente sob conjuntura coletiva. Nesta perspectiva, refletir sobre as características, natureza, estrutura, papéis dos integrantes e propósitos de um grupo torna-se o objetivo deste estudo e, para isso, recorrem-se aos estudos de Michener et al. (2005) e suas contribuições sobre ‘Grupos’. Os pontos de confluência sobre as questões que envolvem ‘Grupos’, a partir da obra do referido autor, são apresentados ao longo do texto, acompanhados de resultados e discussões de pesquisas recentes realizadas no Brasil para demonstrar as situações práticas e aclarar a teoria.

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Como Citar
Nemer, F. U., Monteiro, P. O., & Chamon, E. (2023). As contribuições da psicologia social sobre ‘grupos’ para reflexões sobre o trabalho docente em contexto avaliativo no stricto sensu. Educação, Sociedade & Culturas, 64, 1-20. https://doi.org/10.24840/esc.vi64.484
Secção
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Como Citar

Nemer, F. U., Monteiro, P. O., & Chamon, E. (2023). As contribuições da psicologia social sobre ‘grupos’ para reflexões sobre o trabalho docente em contexto avaliativo no stricto sensu. Educação, Sociedade & Culturas, 64, 1-20. https://doi.org/10.24840/esc.vi64.484

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