O impacto da saúde escolar na comunidade educativa

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Rita Ramos de Sousa
Rui Trindade

Resumo

Em Portugal, desde a aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei nº 46/86), em 1986, que a escola assume funções na formação pessoal e social dos alunos, sendo assim considerada promotora de projetos de desenvolvimento pessoal e social, nos quais se incluem os de educação para a saúde. O Programa Nacional de Saúde Escolar é desenvolvido pelos centros de saúde que consiste na promoção de projetos e exames de saúde no seio da comunidade educativa. O estudo aqui desenvolvido tem como principal objetivo compreender qual o impacto da «saúde escolar» nas escolas, bem como perceber se a reforma das unidades de cuidados de saúde primários em 2008 terá afetado o trabalho desenvolvido pelo Programa. Para tal, após uma revisão literária sobre o tema, é realizada uma análise documental com base nos relatórios da saúde escolar do distrito do Porto referentes aos anos 2006-2007 e 2010-2011, de forma a comparar os resultados que o Programa teve antes e depois da reforma.

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Como Citar
Sousa, R. R. de, & Trindade, R. (2013). O impacto da saúde escolar na comunidade educativa. Educação, Sociedade & Culturas, 38, 99-116. https://doi.org/10.34626/esc.vi38.326
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Sousa, R. R. de, & Trindade, R. (2013). O impacto da saúde escolar na comunidade educativa. Educação, Sociedade & Culturas, 38, 99-116. https://doi.org/10.34626/esc.vi38.326