O impacto da saúde escolar na comunidade educativa

Autores

  • Rita Ramos de Sousa CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto/Portugal)
  • Rui Trindade CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi38.326

Palavras-chave:

educação para a saúde, saúde escolar, escola, reforma dos cuidados de saúde primários

Resumo

Em Portugal, desde a aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei nº 46/86), em 1986, que a escola assume funções na formação pessoal e social dos alunos, sendo assim considerada promotora de projetos de desenvolvimento pessoal e social, nos quais se incluem os de educação para a saúde. O Programa Nacional de Saúde Escolar é desenvolvido pelos centros de saúde que consiste na promoção de projetos e exames de saúde no seio da comunidade educativa. O estudo aqui desenvolvido tem como principal objetivo compreender qual o impacto da «saúde escolar» nas escolas, bem como perceber se a reforma das unidades de cuidados de saúde primários em 2008 terá afetado o trabalho desenvolvido pelo Programa. Para tal, após uma revisão literária sobre o tema, é realizada uma análise documental com base nos relatórios da saúde escolar do distrito do Porto referentes aos anos 2006-2007 e 2010-2011, de forma a comparar os resultados que o Programa teve antes e depois da reforma.

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Publicado

2013-04-01

Como Citar

Sousa, R. R. de, & Trindade, R. (2013). O impacto da saúde escolar na comunidade educativa. Educação, Sociedade & Culturas, (38), 99–116. https://doi.org/10.34626/esc.vi38.326