Os contextos e as práticas da educação para a saúde em torno da doença crónica Uma perspetiva reflexiva e crítica com base na experiência de vida com diabetes mellitus

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Sofia Castanheira Pais
Margarida Guedes
Isabel Menezes

Resumo

A educação para a saúde tem sido amplamente explorada, reconhecendo-se a sua importância no desenvolvimento integral dos indivíduos e no bem-estar coletivo (Precioso, 2004). Tradicionalmente, a escola é um dos contextos que privilegia a operacionalização
da educação para a saúde, embora neste artigo se questionem as condições que assegura para o efeito. Este artigo explora diferentes perspetivas sobre discursos e práticas de educação para a saúde. Foi levado a cabo um estudo empírico com crianças com doença crónica, designadamente com diabetes mellitus, as suas mães e profissionais de educação. Para além da escola, propõe-se uma reflexão sobre o contributo de espaços alternativos na consolidação da educação para a saúde.

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Como Citar
Pais, S. C., Guedes, M. ., & Menezes, I. (2013). Os contextos e as práticas da educação para a saúde em torno da doença crónica: Uma perspetiva reflexiva e crítica com base na experiência de vida com diabetes mellitus . Educação, Sociedade & Culturas, 38, 31-51. https://doi.org/10.34626/esc.vi38.323
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Pais, S. C., Guedes, M. ., & Menezes, I. (2013). Os contextos e as práticas da educação para a saúde em torno da doença crónica: Uma perspetiva reflexiva e crítica com base na experiência de vida com diabetes mellitus . Educação, Sociedade & Culturas, 38, 31-51. https://doi.org/10.34626/esc.vi38.323