Os contextos e as práticas da educação para a saúde em torno da doença crónica

Uma perspetiva reflexiva e crítica com base na experiência de vida com diabetes mellitus

Autores

  • Sofia Castanheira Pais Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto/Portugal)
  • Margarida Guedes Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Porto/Portugal)
  • Isabel Menezes CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi38.323

Palavras-chave:

doença crónica, diabetes mellitus, educação para a saúde, crianças, escola

Resumo

A educação para a saúde tem sido amplamente explorada, reconhecendo-se a sua importância no desenvolvimento integral dos indivíduos e no bem-estar coletivo (Precioso, 2004). Tradicionalmente, a escola é um dos contextos que privilegia a operacionalização
da educação para a saúde, embora neste artigo se questionem as condições que assegura para o efeito. Este artigo explora diferentes perspetivas sobre discursos e práticas de educação para a saúde. Foi levado a cabo um estudo empírico com crianças com doença crónica, designadamente com diabetes mellitus, as suas mães e profissionais de educação. Para além da escola, propõe-se uma reflexão sobre o contributo de espaços alternativos na consolidação da educação para a saúde.

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Publicado

2013-04-01

Como Citar

Pais, S. C., Guedes, M. ., & Menezes, I. (2013). Os contextos e as práticas da educação para a saúde em torno da doença crónica: Uma perspetiva reflexiva e crítica com base na experiência de vida com diabetes mellitus . Educação, Sociedade & Culturas, (38), 31–51. https://doi.org/10.34626/esc.vi38.323