A produção de conhecimento situado e implicado Caminhos e descobertas de uma etnografia global sobre educação cultural e artística contemporânea
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo sobre educação cultural contemporânea discute os caminhos metodológicos (fundamentos, processos e procedimentos) de uma etnografia global, sem esquecer as descobertas permitidas por esta metodologia. Num primeiro momento, debate as possibilidades da etnografia global na iluminação de resistências, interpretações e incorporações locais e expõe as quatro extensões do método de caso alargado a três museus de arte contemporânea, de três cidades Capitais Europeias da Cultura (Liverpool, Vilnius e Porto), durante a primeira década deste século. Num segundo momento, evidencia modos singulares e plurais de produzir dinâmicas de museu e de cidade – desindustrialização, descentralização e des/reprivatização –, assim como observa leituras
cruzadas de estratégias educativas e culturais de cada um dos museus que se distinguem pela combinação singular de propósitos pedagógicos, culturais, estéticos, sociais e políticos.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.