Contributo das atividades de complemento curricular (clube de música) no desempenho académico de estudantes do ensino básico
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente artigo expõe os resultados de um estudo cujo objetivo foi o de analisar a relação
entre a frequência de atividades de complemento curricular – clube de música – e o desempenho
académico de estudantes do 2º ciclo do ensino básico, realizado no ano letivo de 2009/2010 com
329 estudantes de seis escolas do norte litoral de Portugal. Os resultados confirmam a existência de
uma relação positiva entre a frequência de atividades de complemento curricular – clube de música –
e os resultados escolares dos/as estudantes do 2º ciclo do ensino básico, relação esta que se estabelece
não apenas com a disciplina diretamente relacionada com a área do Clube (de Música), mas também
com disciplinas nucleares, como é o caso da Língua Portuguesa e da Matemática. O ensino não-formal
da música nas escolas públicas nacionais é aqui revelado como um espaço preponderante na contemporaneidade
educativa, pelo contributo que parece dar para a formação integral do indivíduo.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.