Política de responsabilidade social na universidade Conceitos e desafios
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o conceito de responsabilidade social universitária (RSU) nas suas diferentes dimensões: promoção social e cultural, desenvolvimento sustentável e económico, e também identificar os desafios impostos à universidade do século XXI, como uma forma de compromisso a assumir perante os tecidos social e educacional, dos quais faz parte. O problema da pesquisa baseou-se nas seguintes questões: perceber qual a compreensão da finalidade do conhecimento assumida pela universidade, especificamente em relação ao conceito de RSU; aferir os desafios da universidade frente ao seu compromisso social e educacional, no sentido de contribuir com o desenvolvimento em suas diversas dimensões e cumprir com sua responsabilidade social; entender se a RSU será sempre a mesma, independentemente do contexto geográfico e social. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, utilizando-se os princípios da análise documental. Foram analisados 42 estatutos de universidades públicas: 15 universidades portuguesas e 27 universidades brasileiras. A RSU configura-se como uma alternativa de modernização, que permite a busca constante de redefinição da gestão socialmente responsável e crítica permanente sobre a maneira de pensar e adotar os processos educativos; forma o elo entre o conhecimento gerado no contexto de sua aplicação e as necessidades locais, nacionais e globais, ou seja, o elo entre o conhecimento gerado institucionalmente e os impactos na sociedade em termos de desenvolvimento.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.