Fatores que influenciam o abandono no ensino superior e iniciativas para a sua prevenção O olhar de estudantes

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Filomena Ferreira
Preciosa Fernandes

Resumo

O abandono no ensino superior tem vindo a ganhar maior visibilidade política e social e
tem, igualmente, constituído objeto de reflexão por parte da comunidade científica e das instituições
do ensino superior (IES). É no quadro desta problemática que se situa este artigo. Nele se dá
conta de resultados de um estudo exploratório realizado na Faculdade de Economia da
Universidade do Porto (FEP), que envolveu estudantes em risco de abandono do ciclo de estudos
de 2010 a 2013 e do ano letivo 2013-2014. Tratou-se de uma investigação qualitativa, que teve
como principal objetivo caracterizar e compreender razões/fatores que levam os estudantes a abandonar
os seus cursos. Os resultados indicam, na maioria dos casos, que os fatores económicos e
académicos constituem as principais razões que levam os estudantes a abandonarem os cursos. No
que diz respeito aos apoios/iniciativas institucionais, os dados remetem para a insuficiência dos
recursos existentes e, em grande medida, para o desconhecimento institucional do fenómeno.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ferreira, F., & Fernandes, P. (2015). Fatores que influenciam o abandono no ensino superior e iniciativas para a sua prevenção: O olhar de estudantes. Educação, Sociedade & Culturas, 45, 177-197. https://doi.org/10.34626/esc.vi45.253
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Ferreira, F., & Fernandes, P. (2015). Fatores que influenciam o abandono no ensino superior e iniciativas para a sua prevenção: O olhar de estudantes. Educação, Sociedade & Culturas, 45, 177-197. https://doi.org/10.34626/esc.vi45.253