Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Maria Morais
Isabel Pestana Neves

Resumo

O artigo apresenta uma síntese de parte da investigação que se tem vindo a desenvolver e que procura chegar a urna compreensão mais profunda das relações entre as características específicas dos contextos pedagógicos da escola, família e formação de professores e a aquisição pelos alunos de regras de reconhecimento e de realização necessárias à produção do texto que é requerido em contextos instrucionais e reguladores específicos da aprendizagem na escola. Intervir ao nível da escola e da formação de professores são também objectivos específicas da investigação. Neste artigo, dá-se particular importância à metodologia de investigação que guiou a análise e intervenção em contextos distintos de aprendizagem científica e social. Pretende-se mostrar como se desenvolveu, com base na inter-relaçào do teórico e do empírico, uma linguagem externa de descrição que adequa os indicadores de análise textual às características específicas dos contextos em estudo. As conclusões apresentam urna síntese dos principais resultados sugeridos pelos diversos estudos e referem corno as potencialidades de diagnóstico. previsão, descrição, explicação e transferência da teoria de Bernstein que, fundamentalmente, orientou a investigação, foram exploradas nos estudos que se desenvolveram.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

ARTIGOS

Como Citar

Morais, A. M., & Neves, I. P. (2003). Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos. Educação, Sociedade & Culturas, 19, 49-87. https://doi.org/10.24840/esc.vi19.1737

Referências

AFONSO, M., e NEVES, I. P. (1998). Socialização primária e concepções das crianças em ciências, Revista de Educação, VII(1), 107-119.

AFONSO, M., e NEVES, I. P. (2000). "Influência da prática pedagógica na mudança conceptual em ciências: Um estudo sociológico". ln A. M. Morais, I. P. Neves et al., Estudos para uma sociologia da aprendizagem (cap 6). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional e Centro de Investigação em Educação (FCUI.).

AFONSO, M (2002) Os professores e a educação científica no 1.º ciclo do ensino básico -Desenvolvimento de processos de formação. Tese de Doutoramento, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

AFONSO, M., MORAIS, A. M. e NEVES, I. P. (2002). "Contextos de formação de professores: Estudo de características sociológicas específicas". Revista de Educação, XI(1).

ANTUNES, H. (1998). Contexto regulador e ensino das ciências. Um estudo com crianças dos estratos sociais mais baixos. Tese de doutoramento não publicada, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

ANTUNES, H., e MORAIS, A. M. (September, 1998). What Are We Going To Do With Them? A Study With Children at Risk. Artigo apresentado na European Conference on Educational Research 98, School of Pedagogy. Slovenia: Ljubljana.

BERNSTEIN, B. (1977). Class, Codes and Control Vol III, Towards a Theory of Educational Transmissions (2nd ed.). Londres: Routledge & Kegan Paul

BERNSTEIN, B. (1990). Class, Codes and Control: Vol IV, The Structuring of Pedagogic Discourse. Londres: Routledge

BERNSIEIN, B. (1996). Class, Codes and Control, Vol V, Pedagogy, Symbolic Control and Identity Theory, Research, Critique. Londres: Taylor & Francis

BOTELHO, A. e MORAIS, A. M. (2003a). "A aprendizagem de conceitos científicos em centros de ciência: Um estudo sobre a interacção entre alunos e módulos científicos participativos". Revista de Educação (proposto para publicação).

BOTELHO, A. e MORAIS, A. M. (2003b). O que fazem os alunos num centro de ciência: Uma análise das interacções com módulos científicos participativos. Revista Portuguesa de Educação (em publicação)

CAMARA, M. J., e MORAIS, A. M. (1998). Q desenvolvimento científico no jardim de infância; Influência de práticas pedagógicas, Revista de Educação, VII (2), 179-199.

CAMARA, M. J., e MORAIS, A. M. (2000). A aprendizagem das Ciências da Natureza no jardim de infância: Processos de socialização primária, ln A. M. Morais, I. P. Neves, et al., Estudos para uma sociologia da aprendizagem (cap. 8). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional e Centro de Investigação em Educação (FCUL).

DANIELS, H. (1989). "Visual Displays as Tacit Relays of the Structure of Pedagogic Practice. British Journal of Sociology of Education, 10(2), 123-140.

DOMINGOS, A. M. (presentemente Morais), Barradas, H. , Rainha, H. , e Neves, J. P. (1986). A teoria de Bernstein em sociologia da educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

FERREIRA, I., e MORAIS, A. M. (1998). "Os problemas na aula de ciências: Estudo de aprendizagens individuais e em grupo Revista de Educação, VII (1), 91-105.

FERREIRA, I., e MORAIS, A. M. (2000). "A resolução de problemas em ciências e as modalidades de prática pedagógica; ln A M Morais, I P Neves, et al, Estudos para uma Sociologia da aprendizagem (cap. 3). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional e Centro de Investigação em Educação (FCUL).

HOLLAND, J. (1981). "Social Class and Changes in Orientation to Meanings" Sociology, 15(1), 1-18.

MAIOS, M. (2000). O trabalho experimental na aula de Físico-Química do 3º ciclo do ensino básico - teorias e práticas dos professores, Tese de mestrado, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

MORAIS, A. M. (2002). Práticas pedagógicas na formação inicial e práticas dos professores, Revista de Educação, XI (1).

MORAIS, A. M., e ANTUNES, H. (1994). "Students' Differential Text Production in the Regulative Context of the Classroom. British Journal of Sociology of Education, 15 (2), 243-263.

MORAIS, A. M., FONIINHAS, F., e NEVES, I. P. (1992). "Recognition and Realisation Rules in Acquiring School Science: The Contribution of Pedagogy and Social Backg10und of Students, British Journal of Sociology of Education, 13(2), 247-270.

MORAIS, A. M., e MITRANDA, C. (1996). Understanding teachers' Evaluation Criteria: A Condition for Success in Science Classes". Journal of Research in Science Teaching, 33 (6), 601-624.

MORAIS, A. M., e NEVES, I. P. (1993),Práticas pedagógicas e teorias de instrução no contexto de socialização familiar: Um modelo de análise,·ln A M Morais et al., Socialização primária e prática pedagógica Vo! 2, Análise de aprendizagens na família e na escola (cap. 14). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

MORAIS, A. M., NEVES, I. P., ANTUNES, H., FONTINHAS, F., MEDEIROS, A., PENEDA, D., e REIS, E (1996), Práticas pedagógicas e aprendizagem científica: Um estudo sociológico. Revista de Educação, V(2), 69-93.

MORAIS, A. M., NEVES, I. P., MEDEIROS, A., PENEDA, D., FONTINHAS, F., e ANTUNES, H. (1993). Socialização primária e prática pedagógica Vol 2, Análise de aprendizagens na família e na escola Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

MORAIS, A. M., NEVES, I. P., et al (2000). Estudos para uma sociologia da aprendizagem Lisboa: Instituto de Inovação Educacional e Centro de Investigação em Educação da FCUL.

MORAIS, A. M., PENEDA, D., NEVES, I. P., e CARDOSO, I. (1992). Socialização primária e prática pedagógica Vol 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

MORAJS, A. M., e ROCHA, C. (2000), Development of Social Competences in the Primary School: Study of Specific Pedagogic Practices,· British Educational Research Journal, 26 (1), 91-119.

MORAIS, A. M. e PIRES, D. (2002, Julho). The What and the How of Teaching and Learning: Going Deeper into Sociological Analysis and Intervention, Comunicação apresentada no Second Basil Bernstein Symposium - Knowledges, Pedagogy and Society, África do Sul: Universidade de Cape Town.

NEVES, I. P., e MORAIS, A. M. (1996). Teorias de instrução na família e aproveitamento escolar, Sociologia, 19, 127-164.

NEVES, I. e MORAIS, A. (2001), Texts and contexts in Educational Systems: Studies of Recontextualising Spaces, ln A. Morais, I. Neves, B. Davies e H. Daniels (Eds), Towards a Sociology of Pedagogy The Contribution of Basil Bernstein to Research (Cap 9) Nova Iorque: Peter Lang.

PIRES, D. (2002), Práticas pedagógicas inovadoras em educação científica - Estudo no 1º ciclo do ensino básico. Tese de Doutoramento, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

PIRES, D., e MORAIS, A. M. (1997a). Aprendizagem científica e contextos de socialização familiar: Um estudo com crianças dos estratos sociais mais baixos, Revista de Educação, v7(2), 57-73

PIRES, O., e MORAIS, A. M. (1997b). Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: Estudo de características específicas dos processos e socialização primária, Análise Social, XXXII(I), 143-186.

ROCHA, C., e MORAIS, A. M. (2000). A relação investigador-professor nos processos de investigação-acção: Uma abordagem sociológica" ln A M Morais, I P Neves et al., Estudos para uma sociologia da aprendizagem (cap 17). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional e Centro de Investigação em Educação (FCUL).

VYGOTSKY, L. (1978). Mind in Society: The Development of Higher Psychological/Processes. Ed M. Cole, V. John-Steiner, S. Scribner, e E. Souberman. Cambridge, MA: Harvard University Press.

VYGOTSKY, L. (1992). Educational Psychology, Winter Park, FI: PMD Publications.

WHITTY, G., ROWE, G., e AGGLETON, P. (1994). Subjects and Themes in the 5econdary School, Curriculum Research Papers in Education, Londres: Instituto de Educação, Universidade de Londres.