O fascismo ainda mora cá dentro?

O teatro-jornal e o discurso da austeridade

Autores

  • Inês Barbosa Instituto da Educação da Universidade do Minho, Braga

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi49.166

Palavras-chave:

austeridade, teatro-jornal, participação, salazarismo, análise crítica do discurso

Resumo

Este artigo discute as medidas de austeridade, em Portugal, no contexto da «crise», analisando criticamente o discurso fabricado e difundido em torno das mesmas como «verdades indiscutíveis». Baseia‑se numa experiência ativista de construção de uma peça de teatro‑jornal «Troca o Salazar pela Troika», desenvolvida pelo Núcleo de Teatro do Oprimido (NTO) de Braga, em 2012, no âmbito das celebrações do 25 de Abril e das mobilizações sociais contra a austeridade. Implicando a recolha e a análise de discursos políticos, notícias e dados de um grupo de discussão focalizada, os resultados evidenciam paralelismos entre o discurso atual da austeridade e o que enformou o salazarismo. Na linha de uma investigação social e politicamente comprometida, o artigo sublinha a importância do teatro‑jornal enquanto ferramenta de ação coletiva e educação crítica, enunciando outras formas de participação social, cívica e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Afonso, Almerindo J. (1992). A sociologia da educação não‑escolar: Reactualizar um objecto ou construir uma nova problemática?. In António J. Esteves & Stephen R. Stoer (Eds.), A sociologia na escola: Professores, educação e desenvolvimento (pp. 81‑96). Porto: Edições Afrontamento.

Allen, Martin, & Ainley, Patrick (2011). Lost generation? New strategies for youth and education. London: Continuum Publishing Corporation.

Augusto, Nuno Miguel (2008). A juventude e a(s) política(s): Desinstitucionalização e individualização. Revista Crítica de Ciências Sociais, 81, 155‑177.

Bauman, Zygmunt (2000). Liquid modernity. Cambridge: Polity.

Baumgarten, Britta (2013). Geração à rasca and beyond: Mobilizations in Portugal after 12 March 2011. Current Sociology, 61(4), 457‑473.

Beck, Dinah Quesada, Henning, Paula Corrêa, & Vieira, Virgínia Tavares (2014). Consumo e cultura: Modos de ser e viver a contemporaneidade. Educação, Sociedade & Culturas, 42, 87‑109.

Beck, Ulrich (2005). Risk society: Towards a new modernity. London: Sage Publications.

Benedicto, Jorge, & Morán, María Luz (2002). La construcción de una cuidadania activa entre los jóvenes. Madrid: Instituto de la Juventud.

Berrefjord, Stine (2005). New contexts for youth participation: Integrating youth theory, policy and practice in Norway. In Joerg Forbrig (Ed.), Revisiting youth political participation: Challenges for research and democratic practice in Europe (pp. 103‑110). Strasbourg: Council of Europe Publishing.

Biesta, Geert (2011). Learning democracy in school and society: Education, lifelong learning and the politics of citizenship. Rotterdam: Sense Publishers.

Bourdieu, Pierre (2010). A distinção: Uma crítica social da faculdade do juízo. Lisboa: Edições 70. (Original work published 1979)

Brennan, Paul, & Silman, Alan (1992). Statistical methods for assessing observer variability in clinical measures. British Medical Journal, 304, 1491‑1494.

Carmo, Renato Miguel, & Costa, António Firmino (2015). Desigualdades em questão: Análises e problemáticas. Lisboa: Mundos Sociais.

Castells, Manuel (2012). Networks of outrage and hope: Social movements in the Internet Era. Cambridge: Polity Press.

Champeix, Claire (2010). What future for social protection after the crisis?. In Can Europe rise to the challenge?: EU policy responses to the global crisis (pp. 40‑46). Brussels: Heinrich‑Böll‑Stiftung.

Cohen, Jacob (1960). A coefficient of agreement for nominal scales. Educational and Psychological Measurement, 20(1), 37‑46.

Cruz, Manuel Braga (1985). A participação política da juventude em Portugal. Análise Social, XXI, 1067‑1088.

Delanty, Gerard (2003). Citizenship as a learning process: Disciplinary citizenship versus cultural citizenship. International Journal of Lifelong Education, 22(6), 597‑605.

Delli Carpini, Michael X., & Keeter, Scott (1996). What Americans know about politics and why it matters. New Haven, CT: Yale University Press.

Dewey, John (1916). Democracy and education. New York: The Macmillan Company.

Docquier, Frédéric, & Rapoport, Hillel (2011). Globalization, brain drain and development. Retrieved from http://ftp.iza.org/dp5590.pdf

Ekman, Joakim, & Amna, Erik˚ (2012). Political participation and civic engagement: Towards a new typology. Human Affairs, 22, 283‑300.

Erikson, Erik H. (1968). Identity, youth and crisis. New York: W. W. Norton.

Esping‑Andersen, Gøsta (1990). The three worlds of welfare capitalism. Oxford: Polity.

Estanque, Elísio, Costa, Hermes Augusto, & Soeiro, José (2013). The new global cycle of protest and the Portuguese case. Journal of Social Science Education, 12(1), 1‑10.

Ferreira, Pedro D. (2011). Learning democracy in school and society [Review of the book Learning democracy in school and society: Education, lifelong learning and the politics of citizenship, by Gert Biesta]. Educação, Sociedade & Culturas, 34, 157‑165.

Forbrig, Joerg (2005). Revisiting youth political participation: Challenges for research and democratic practice in Europe. Strasbourg: Council of Europe Publishing.

Furlong, Andy, & Cartmel, Fred (2007). Young people and social change: New perspectives. Maidenhead: McGraw‑Hill/Open University Press.

Gamson, William A. (1992). Talking politics. New York: Cambridge University Press.

Giddens, Anthony (1991). Modernity and self‑identity: Self and society in the late modern age. Cambridge: Polity Press.

Harris, Anita, Wyn, Johanna, & Younes, Salem (2010). Beyond apathetic or activist youth: «Ordinary» young people and contemporary forms of participation. Young, Nordic Journal of Youth Research, 18(1), 9‑32.

Henn, Matt, Weinstein, Mark, & Wring, Dominic (2002). A generation apart? Youth and political participation in Britain. British Journal of Politics and International Relation, 4(2), 167‑192.

Inglehart, Ronald (1997). Modernization and postmodernization: Cultural, economic and political change in forty‑three societies. Princeton, NJ: Princeton University Press.

International Trade Union Confederation (ITUC). (2012). The social crisis behind the economic crisis: The millions of young people unemployed (ITUC Report). Brussels: ITUC.

Lawy, Robert, & Biesta, Gert (2006). Citizenship‑as‑practice: The educational implications of an inclusive and relational understanding of citizenship. British Journal of Educational Studies, 54(1), 34‑50.

Lima, Jorge Ávila (2013). Por uma análise de conteúdo mais fiável. Revista Portuguesa de Pedagogia, 47(I), 7‑29.

Magalhães, Pedro, & Sanz Moral, Jesus (2008). Os jovens e a política: Um estudo do Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica Portuguesa. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa/CESOP.

Menezes, Isabel (2007). Participação cívica e política (Provas de agregação em Ciências da Educação). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Menezes, Isabel, Ribeiro, Norberto, Fernandes‑Jesus, Maria, Malafaia, Carla, & Ferreira, Pedro D. (2012). Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia. Porto: Livpsic.

Norris, Pippa (2002). Democratic phoenix: Reinventing political activism. Cambridge: Cambridge University Press.

OECD (2015). Employment outlook. Paris: OECD Publishing.

Pais, José Machado (2005). Jovens e cidadania. Sociologia, Problemas e Práticas, 49, 53‑70.

Pais, José Machado (2006). Buscas de si: Expressividades e identidades juvenis. In Maria Isabel Almeida & Fernanda Eugénio (Eds.), Culturas jovens: Mapas de afeto (pp. 7‑24). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Pais, José Machado (2007). Cotidiano e reflexividade: Educação e sociedade. Educação e Sociedade, 98, 23‑46.

Pinto, António Costa, Magalhães Pedro, de Sousa, Luís, & Gorbunova, Ekaterina (2012, January). A qualidade da democracia em Portugal: A perspectiva dos cidadãos. Paper presented to the workshop The Quality of Democracy in Hard Times, ICS‑UL, Lisbon, Portugal.

Putnam, Robert D. (2000) Bowling alone: The collapse and revival of American community. New York: Oxford University Press.

Rose, Nikolas (1989). Governing the soul: The shaping of the private self. London: Routledge.

Santos, Bovantura Sousa (2011). Portugal: Ensaio contra a autoflagelação. Coimbra: Almedina.

Sherrod, Lonnie R., Flanagan, Constance, & Youniss, James (2002). Dimensions of citizenship and opportunities for youth development. Applied Developmental Science, 6(4), 264‑272.

Sinnott, Richard, & Lyons, Pat (2003). Democratic participation and political communication in systems of multi‑level governance. Retrieved from http://www.ucd.ie/dempart/workingpapers/stateoftheart.pdf

Spannring, Reingard, Ogris, Günther, & Gaiser, Wolfgang (2008). Youth and political participation in Europe: Results of the comparative study EUYOUPART. Opladen: Barbara Budrich Publishers.

Teorell, Jan, Torcal, Mariano, & Montero, José Ramón (2007). Political participation: Mapping the terrain. In Jan Van Deth, José Ramón Montero, & Anders Westholm (Eds.), Citizenship and involvement in European democracies: A comparative analysis (pp. 358‑383). London and New York: Routledge.

Torney‑Purta, Judith et al. (2001). Citizenship and education in twenty‑eight countries: Civic knowledge and engagement at age fourteen. Amsterdam: IEA.

Van Dijk, Teun (2002). A political discourse and political cognition. In Paul Chilton & Christina Schaffner (Eds.), Politics as text and talk: Analytic approaches to political discourse (pp. 203‑237). Amsterdam/Philadelphia: John

Benjamins Pub. Co. Verba, Sidney, Schlozman, Kay Lehman, & Brady, Henry (2002). Voice and equality: Civic voluntarism in American politics. Harvard: University Press.

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Barbosa, I. . (2016). O fascismo ainda mora cá dentro? O teatro-jornal e o discurso da austeridade. Educação, Sociedade & Culturas, (49), 31–50. https://doi.org/10.34626/esc.vi49.166