Construindo cidadania europeia

Impactos de uma intervenção com jovens em escolas portuguesas

Autores

  • Andreia Caetano CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, 4200‑135 Porto, Portugal
  • Sara Pinheiro CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto
  • Rita Ramos de Sousa CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto
  • Alexandra Doroftei CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto
  • Eunice Macedo CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto
  • Pedro Daniel Ferreira CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi49.165

Palavras-chave:

cidadania europeia, participação cívica e política de jovens, educação para a cidadania europeia, atitudes face à UE

Resumo

Explorando modos de construção da cidadania, este artigo apresenta os resultados de experiências educativas desenvolvidas em escolas, com jovens do ensino secundário, no âmbito de dois projetos de  intervenção‑investigação. Começando por conceptualizar cidadania e participação e o seu enquadramento político, o trabalho aqui exposto recorre a uma abordagem metodológica de carácter misto para investigar o modo como a intervenção com base em estratégias pedagógicas interativas tem impactos no interesse que os/as jovens portugueses têm pela informação e por questões europeias, assim como no modo como se identificam com a Europa e valorizam diferentes dimensões da cidadania europeia. Os resultados suportam a importância deste tipo de estratégia ao tornarem observável a eficácia da mesma. Verificou‑se a existência de ganhos ao nível das dimensões da cidadania europeia valorizadas, especificamente naquelas que apontam para um envolvimento
mais ativo, bem como ao nível da expressão de uma maior identificação com a Europa e de um maior interesse pelas questões europeias, nomeadamente em termos do consumo de notícias e das conversas com outros sobre estas mesmas questões, variáveis comprovadamente importantes enquanto preditoras de participação futura  destes e destas jovens.

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Publicado

2016-12-01

Como Citar

Caetano, A., Pinheiro, S. ., Sousa, R. R. de ., Doroftei, A. ., Macedo, E., & Ferreira, P. D. . (2016). Construindo cidadania europeia: Impactos de uma intervenção com jovens em escolas portuguesas . Educação, Sociedade & Culturas, (49), 11–30. https://doi.org/10.34626/esc.vi49.165