Responsabilidade Social da Universidade (RSU) no Brasil Uma Revisão Sistemática
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este estudo objetiva discutir os usos do conceito de responsabilidade social da universidade (RSU), colocando em análise como a RSU tem sido abordada na literatura científica brasileira. Metodologicamente, o estudo se trata de uma revisão sistemática (RS) operacionalizada na Plataforma de Periódico Capes referente a produção de artigos científicos dos últimos dez anos (2010‑2019) no Brasil. Sob o método PRISMA de RS, foram incluídos 12 artigos na análise final. Os resultados foram sistematizados em quatro eixos: 1) o conceito de RSU é polissêmico e fragmentado, e está associado com práticas de gestão de governança corporativa e modelo stakeholders de decisão compartilhada; 2) a RSU nas universidades brasileiras é amplamente difundida por meio das políticas universitárias de extensão na relação universidade‑sociedade; 3) Percebe‑se que os processos mercadológicos e de gestão têm retido interesses neoliberais com relação à RSU na prática cotidiana; por último, 4) A RSU no Brasil se destaca pelas suas políticas de ações afirmativas e de inclusão.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.
Como Citar
Referências
Aguiar, Vilma (2016). Um balanço das políticas do governo Lula para a educação superior: Continuidade e ruptura. Revista de Sociologia e Política, 24(57), 113‑126. https://dx.doi.org/10.1590/1678‑987316245708
Barcellos, Luciana F., & Souza, Solange J. (2020). Políticas de ações afirmativas na educação e as contribuições da psicologia sócio‑histórico‑cultural. Revista Polis e Psique, 10(1), 207‑226. https://doi.org/10.22456/2238‑152X.90297
Barros, Clarissa R. (2019). Universidade e mercado de trabalho: A trajetória social dos alunos cotistas egressos da Faculdade de Serviço Social da Uerj. Em Pauta, 43(17), 172‑186. https://doi.org/10.12957/rep.2019.42538
Bortolanza, Juarez (2017). Trajetória do ensino superior brasileiro: Uma busca da origem até a atualidade. Anais XVII Colóquio Internacional de Gestão Universitária. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181204
Brown, Wendy (2019). Nas ruínas do neoliberalismo: A ascensão da política antidemocrática no ocidente. Editora Filosófica Politeia.
Calderón, Adolfo I., Pedro, Rodrigo F., & Vargas, Maria Caroline (2011). Responsabilidade social da educação superior: A metamorfose do discurso da UNESCO em foco. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 15(39), 1185‑1198. https://doi.org/10.1590/S1414‑32832011000400017
Chaves, Vera J. (2010). Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior brasileiro: A formação dos oligopólios. Educação & Sociedade, 31(111), 481‑500. https://doi.org/10.1590/S0101‑73302010000200010
Coelho, Sintia S., & Vasconcelos, Maria Celi C. (2009). A criação das instituições de ensino superior no Brasil: O desafio tardio na América Latina. Anais do IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/37012
Costa, Angelo B., & Zoltowski, Ana Paula C. (2014). Como escrever um artigo de revisão sistemática. In Silvia H. Koller, Maria Clara P. Couto, & Jean Von Hohendorff (Eds.), Manual de produção científica (pp. 55‑70). Grupo A. Donato, Helena, & Donato, Mariana (2019). Stages for undertaking a systematic review. Acta Médica Portuguesa, 32(3), 227‑235. http://dx.doi.org/10.20344/amp.11923
Felipe, André C., & Gomes, Jesiel F. (2014). A parceria entre ciência da informação e responsabilidade social universitária para fins de inclusão social. RDBCI: Revista Digital Biblioteconomia e Ciência da Informação, 12(1), 147‑163. https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i1.1622
Fórum de Pró‑reitores de Extensão da Universidades Públicas Brasileiras. (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012‑07‑13‑Politica‑Nacional‑de‑Extensao.pdf
Galvão, Taís F., Pansani, Thais A., & Harrad, David (2015). Principais itens para relatar revisões sistemáticas e meta‑análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 24(2), 335‑342. https://doi.org/10.5123/S1679‑49742015000200017
Garcia, Mariane V., & Torres, Adriana G. (2016). Compromisso social da universidade no Brasil: Um panorama histórico. Anais do XVI Coloquio Internacional de Gestão Universitária. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171046
Jacobsen, Alessandra L., Olivo, Luís C., Cardoso, Nilton B., & Santos, Ricardo D. (2015). Desafios da inclusão de pessoas com deficiência: Um projeto de responsabilidade social da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, 8(3), 93‑113. https://doi.org/10.5007/1983‑4535.2015v8n3p93
Lima, Mariete A., Neto, Macário F., & Pompeu, Randal M. (2020). Projeto de extensão no ensino superior como prática de responsabilidade social. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, 9(18), 1‑12. https://doi.org/10.5902/2318133839368
Lohn, Vanderléia M. (2011). Indicadores de responsabilidade social: Uma proposta para as instituições de ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, 4(1), 110‑128. https://doi.org/10.5007/1983‑4535.2011v4n1p110
Lorandi, Paulo A. (2016). Extensão universitária como responsabilidade social: Análise de uma prática. Revista Eventos Pedagógicos, 7(1), 148‑167. https://cutt.ly/flc0Tfw
Marco, Ricardo A., & Sarmento, Dirleia F. (2019). Educação de qualidade e responsabilidade social universitária: Uma relação indissociável. Revista Linhas, 20(43), 234‑255. https://cutt.ly/tlc0vdZ
Medeiros Júnior, Geraldo J. (2004). Universidade e responsabilidade social. Anais do IV Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América do Sul. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35681
Medeiros, Priscila M. (2009). Contextos e significados das ações afirmativas no ensino superior brasileiro: Aspectos sociojurídicos e a desconstrução do pacto de silêncio. Sociedade e Cultura, 12(2), 251‑262. https://doi.org/10.5216/sec.v12i2.9098
Menegat, Jardelino, Marco, Ricardo A., & Sarmento, Dirleia F. (2018). Qualidade da educação superior e a responsabilidade social. Roteiro, 43(1), 297‑316. https://doi.org/10.18593/r.v43i1.15136
Nascimento, José L., Curi, Rosires C., Curi, Wilson F., & Souza, Cleber B. (2015). Metodologia para avaliar a responsabilidade social das universidades públicas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 20(3), 685‑702. https://doi.org/10.1590/S1414‑40772015000300008
Nogueira, Maria Graça S., García, Tania M., & Ramos, Maria Graça G. (2012). Governança corporativa, responsabilidade social corporativa: A visão de atores de uma instituição de ensino superior – IES federal. Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, 5(3), 222‑244. https://doi.org/10.5007/1983‑4535.2012v5n3p222
Ribeiro, Raimunda C., & Magalhães, António M. (2014). Política de responsabilidade social na universidade: conceitos e desafios. Educação, Sociedade & Culturas, 42, 133‑156.
Rodrigues, Heliana C., & Souza, Vera B. (1987). A análise institucional e a profissionalização do psicólogo. In Vida Kamkhagi & Osvaldo Saidon (Orgs.), Análise institucional no Brasil: Favela, hospício, escola, FUNABEM (pp. 27‑46). Rosa dos Tempos.
Sampaio, Rosana F., & Mancini, Marisa C. (2007). Estudos de revisão sistemática: Um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, 11(1), 83‑89. https://doi.org/10.1590/S1413‑35552007000100013
Santos Filho, José C. (2015). Crises da universidade e responsabilidade social. Revista Internacional de Educação Superior, 1(2), 211‑226. https://doi.org/10.22348/riesup.v1i2.7434
Seibert, Rosane M., & Macagnan, Clea B. (2019). Social responsibility information in the stakeholders’ perspective: Case study in a Brazilian philanthropic higher education organization. Journal of Information Systems and Technology Management, 16, e201916011. https://doi.org/10.4301/s1807‑1775201916011
Serao, Luiz J., Oliveira, Fátima D., Pires, Mirian A., & Sant’Anna, Anderson S. (2017). Valorização do tema "Responsabilidade Social” em instituições de ensino superior? Análise de cursos de Administração no estado do Rio de Janeiro. Cadernos EBAPE.BR, 15(Spe), 462‑481. https://doi.org/10.1590/1679‑395160284
Silva Filho, Penildon, & Cunha, Eudes O. (2014). As políticas de ações afirmativas na educação superior no Brasil sob a ótica da equidade. IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação. https://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT2/GT2_Comunicacao/PenildonSilvaFilho_GT2_Integral.pdf
Silva, Élido S., & Silva, Gilmar P. (2020). Desdobramentos da teoria do capital humano: Assimilação do discurso empreendedor e empregabilidade. Revista Educação em Questão, 58(56), 1‑23. https://doi.org/10.21680/1981‑1802.2020v58n56ID21192
Silva, Inês A. (2015). Responsabilidade social universitária, qualidade e pertinência social: Desafios à gestão. Diálogo, 29, 9‑28. http://dx.doi.org/10.18316/2238‑9024.15.1
Simões, Mara L. (2013). O surgimento das universidades no mundo e sua importância para o contexto da formação docente. Revista Temas Em Educação, 22(2), 136‑152. https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17783
Sobrinho, José D. (2015). Universidade fraturada: Reflexões sobre conhecimento e responsabilidade social. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 20(3), 581‑601. https://doi.org/10.1590/S1414‑40772015000300002
Sobrinho, José D. (2018). Responsabilidade social da universidade em questão. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 23(3), 586‑589. https://doi.org/10.1590/S1414‑40772018000300001
Souza, Andreliza D., & Brandalise, Mary Ângela T. (2015). Democratização, justiça social e igualdade na avaliação de uma política afirmativa: Com a palavra, os estudantes. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 23(86), 81‑212. https://doi.org/10.1590/S0104‑40362015000100007
Teixeira, Anísio S. (1976). Educação no Brasil (2.ª ed.). Editora Nacional; INL.
Vieira, Andréa C. (2003). Políticas de educação, educação como política. Observações sobre ação afirmativa como estratégia política. In Petronilha G. Silva & Valter R. Silvério (Orgs.), Educação e ações afirmativas: Entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica (pp. 81‑97). INEP.
Legislação brasileira
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm
Decreto n.º 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007‑2010/2007/Decreto/D6096.htm
Lei n.º 10.260, de 12 de julho de 2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do ensino superior e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10260.htm
Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004‑2006/2004/lei/l10.861.htm
Lei n.º 11.096, de 13 de Jan. Institui o Programa Universidade para Todos – PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei n.º 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004‑2006/2005/lei/l11096.htm
Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011‑2014/2012/lei/l12711.htm
Portaria n.º 2.051, de 9 de julho de 2004. Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/PORTARIA_2051.pdf
Projeto de Lei da Câmara n.º 73, de 1999. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e dá outras providências. http://imagem.camara.gov.br/Imagem/d/pdf/DCD16MAR1999.pdf#page=78