A experiência de estudantes maduros no ensino superior português
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A preocupação com o acesso de diversos públicos ao ensino superior (ES), a nível europeu, fundamenta o discurso de políticas como a via especial para estudantes “maiores de 23” (M23) em Portugal. Este artigo tem como objetivo contribuir para ampliar o debate a respeito do acesso, e vivências, de estudantes M23 ao ES e compreender efeitos dessas vivências/experiências na sua vida pessoal e profissional. Procedeu-se a uma revisão de literatura em bases de dados como o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, SCIELO e os repositórios das 11 universidades públicas portuguesas, de artigos publicados no período de 2009 a 2023. Conclui-se que o acesso de estudantes M23 no ES pode ser uma ferramenta poderosa para promover justiça social e democratização, contudo ainda existem desafios em termos de adaptação das instituições de ES às necessidades desse público. Quanto aos efeitos identificados, a literatura identifica o desenvolvimento de competências transversais, avanços na carreira e rendimento, fortalecimento da identidade pessoal e profissional, aumento da autoconfiança, enriquecimento cultural e valorização da aprendizagem ao longo da vida.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Secção

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.
Como Citar
Referências
Almeida, António, Quintas, Helena L., & Gonçalves, Teresa I. (2016). Estudantes não-tradicionais no ensino superior: Barreiras à aprendizagem e na inserção profissional. Laplage Em Revista, 2(1), 97–111.
Alves, Mariana G., & Pires, Ana Luísa O. (2008, fevereiro 19–22). Aprendizagem ao longo da vida e ensino superior: Novos públicos, novas oportunidades? Comunicação apresentada na Conferência Internacional de Sociologia da Educação, João Pessoa, Brasil.
Amaral, Alberto (2022). Equity in higher education: Evidences, policies and practices. Setting the scene. In Orlanda Tavares, Carla Sá, Cristina Sin, & Alberto Amaral (Eds.), Equity policies in global higher education: Issues in higher education. Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978- 3-030-69691-7_2
Ambrósio, Susana, Sá, Maria Helena, & Simões, Ana Raquel (2019). A rolling stone gathers no moss? The case of mature students in higher education and their plurilingual repertoires. Education Sciences, 9(4), 1–19. https://doi.org/10.3390/educsci9040271
Amorim, José Pedro (2012). Reconhecimento de aprendizagens prévias: Breve ensaio sobre novas oportunidades de cumprir a aprendizagem ao longo da vida. Cadernos de Pedagogia Social, 4, 43–73. https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2012.1947
Amorim, José Pedro (2013). Da “abertura” das instituições de ensino superior a “novos públicos”: O caso português [Tese de doutoramento, Universidade Católica Portuguesa]. Repositório UCP. http://hdl.handle.net/10400.14/13549
Amorim, José Pedro (2018). Mature students’ access to higher education: A critical analysis of the impact of the 23+ policy in Portugal. European Journal of Education, 53(3), 393–413. https://doi.org/10.1111/ejed.12283
Amorim, José Pedro, Azevedo, Joaquim, & Coimbra, Joaquim Luís (2019). On the opening of higher education institutions to new publics: The Portuguese case. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 9, 84–103. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2010.3320
Antunes, Sandra (2013). O repto da aprendizagem ao longo da vida: Estudo de caso do programa de acesso para novos públicos maiores de 23 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego. Egitanea Sciencia, 1(12), 25–48. https://doi.org/10.46691/6r306840
Arcoverde, Ana Cristina, & Albuquerque, Cristina (2017). (In)equidades no ensino superior pós Bolonha: Entre oportunidades e limitações, os caminhos tortuosos da relação entre justiça social e universidade em Portugal e no Brasil. In Cristina Albuquerque, Albertina Oliveira, Ana Seixas, António Ferreira, Clara Santos, Paula Paixão, & Rui Paixão (Eds.), O ensino superior pós Bolonha: Tempo de balanço, tempo de mudança. Livro de atas (pp. 157-161). FPCEUC. https://hdl.handle.net/10316/37062
Assembleia da República. (2008). Estratégia de Lisboa: Versão consolidada. Assembleia da República. https://www.parlamento.pt/europa/Documents/Tratado_Versao_Consolidada.pdf
Bago, Joana, Veiga, Amélia, & Magalhães, António M. (2019). O conceito de “novos públicos” e os discursos sobre o acesso nas instituições de ensino superior públicas portuguesas. Educação, Sociedade & Culturas, 55, 171–189. https://doi.org/10.34626/esc.vi55.44
Baptista, Ana Teresa (2009). O estudante adulto não-tradicional na Universidade de Aveiro: Caracterização do grupo de maiores de 23 matriculado no ano lectivo 2006-2007 [Dissertação de mestrado, Universidade de Aveiro]. RIA – Repositório Institucional da Universidade de Aveiro. http://hdl.handle.net/10773/1043
Baptista, Ana Vitória (2011). Non-traditional adult students: Reflecting about their characteristics and possible implications for higher education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 30, 752–756. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.10.147
Barros, Rita, Monteiro, Angélica, & Sousa, Cláudia (2019). Autoeficácia formativa e envolvimento nos processos de aprendizagem de estudantes portugueses maiores de 23 anos. Revista Portuguesa de Educação, 32(1), 140–154. https://doi.org/10.21814/rpe.15651
Barros, Rosana, & Lopes, Sara Maria. (2015). As políticas de ensino superior em Portugal e o caso dos estudantes não tradicionais: Reflexões sobre o direito dos adultos à educação (superior). Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 9(16), 364–383. https://doi.org/10.19177/prppge.v9e162015364-383
Bathmaker, Ann-Marie, Ingram, Nicola, Abrahams, Jessie, Hoare, Tony, Waller, Richard, & Bradley, Harriet (2016). Higher education, social class and social mobility: The degree generation. Palgrave Macmillan.
Beato, Isabel, Ferreira, Paula, Mangas, Catarina, & Mónico, Sara (2020). Ensino superior depois dos 23 anos: Capacitação pessoal e socioprofissional. Revista Contemporânea de Educação, 15(33), 236-255. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v15i33.30195
Bourdieu, Pierre (1986). The forms of capital. In John G. Richardson (Ed.), Handbook of theory and research for the sociology of education (pp. 241–258). Greenwood Press.
Bourdieu, Pierre (2007). A distinção: Crítica social do julgamento (Daniela Kern & Guilherme J. F. Teixeira, Trads.). Edusp; Zouk. (Trabalho original publicado em 1979)
Brás, José, Gonçalves, Maria, Fonseca, Sofia, & Jezine, Edineide (2012). A universidade portuguesa: O abrir do fecho de acesso: O caso dos maiores de 23 anos. Revista Lusófona de Educação, 21(21), 163–178. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/3086
Braun, Virginia, & Clarke, Victoria (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101. http://dx.doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
Cabrito, Belmiro G. (2011). Ensino superior em Portugal: Incertezas e contradições. Inter-Ação – Revista da Faculdade de Educação da UFG, 36(1), 1–24. https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15023
Comissão Europeia. (2010). Europa 2020: Estratégia para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. EUR-Lex. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/ES/TXT/?uri=celex%3A52010DC2020
Conselho Europeu. (2000). Conclusões da presidência da cimeira de Lisboa: Estratégia de Lisboa para o crescimento e o emprego. https://europa.eu/rapid/press-release_DOC-00-8_pt.htm
Cooper, Diane (2016). What is a ‘mapping study? Journal of the Medical Library Association, 104(1), 76–78. https://doi.org/10.3163/1536-5050.104.1.013
Costa, Alexandra R., Araújo, Alexandra M., Gonçalves, Paula, & Almeida, Leandro S. (2013). Expectativas académicas em alunos tradicionais e não tradicionais de engenharia. Revista Peruana de Psicología y Trabajo Social, 2(1), 63–74
Declaração de Bolonha. (1999). Comunicado da reunião dos Ministros Europeus responsáveis pelo Ensino Superior. https://www.ehea.info/page-ministerial-conference-bologna-1999
Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março. Regulamenta as provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos. Diário da República, n.º 57/2006, Série I-A de 2006-03-21, pp. 2054–2056.
Dotta, Leanete, Lopes, Amélia, & Leite, Carlinda (2019). O movimento do acesso ao ensino superior em Portugal de 1960 a 2017: Uma análise ecológica. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 27(146). https://doi.org/10.14507/epaa.27.4195
Dotta, Leanete, Leite, Carlinda, & Lopes, Amélia (2020). Entering higher education after 30: What can be learned from biographical narratives of non-traditional students. Studia Paedagogica, 25(4), 115. https://doi.org/10.5817/SP2020-4-6
EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo. (2019). A equidade no acesso ao ensino superior. Fundação Belmiro de Azevedo. https://www.edulog.pt/storage/app/uploads/public/5ee/947/8c1/5ee9478c168c9301892021.pdf
Ekstrom, Ruth (1972). Barriers to women’s participation in post-secondary education: A review of the literature. ETS Research Bulletin Series, 1972(2), i–84. https://doi.org/10.1002/j.2333-8504.1972.tb00821.x
Fragoso, António, Gonçalves, Teresa, Ribeiro, C. Miguel, Monteiro, Rute, Quintas, Helena, Bago, Joana, Fonseca, Henrique, & Santos, Lucília (2013). The transition of mature students to higher education: Challenging traditional concepts? Studies in the Education of Adults, 45(1), 67–81. https://doi.org/10.1080/02660830.2013.11661642
Gonçalves, Paula (2014). Transição e adaptação dos novos públicos ao ensino superior: O caso dos maiores de 23 na Universidade do Minho [Tese de doutoramento, Universidade do Minho]. Repositório da Universidade do Minho. https://hdl.handle.net/1822/35843
Gonçalves, Teresa (2012). O perfil dos estudantes maiores de 23 anos na Universidade do Algarve [Dissertação de mestrado, Universidade do Algarve]. Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. http://hdl.handle.net/10400.1/3140
Gonçalves, Teresa, Quintas, Helena, Ribeiro, Miguel, Rocha, Rute, Bago, Joana, Fonseca, Henrique, Santos, Lucília, & Fragoso, António (2012). I will never give up… Life stories of mature students in higher education. In Intergenerational solidarity and older adults education in community: Proceedings. University of Ljubljana, Faculty of Arts.
Guimarães, Paula (2016). A utilidade da educação de adultos: A aprendizagem ao longo da vida na União Europeia e a política pública de educação e formação de adultos em Portugal. Laplage em Revista, 2(4), 36–50. https://doi.org/10.24115/S2446-6220201621118p.36-50
Hart, Chris (1998). Doing a literature review: Releasing the social science research imagination. SAGE.
Lei n.º 46/86, de 14 de outubro. Lei de Bases do Sistema Educativo. Diário da República, n.º 237/1986, Série I de 1986-10-14, pp. 3067–3081. https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/lei/46-1986-222418
López, Sandra, Pinheiro, Maria do Rosário, & Folgado, Carlos (2017). O conceito de qualidade no espaço europeu de ensino superior (EEES): Dimensões e discursos. In Cristina Albuquerque, Albertina Oliveira, & Ana Seixas (Orgs.), O ensino superior pós Bolonha: Tempo de balanço, tempo de mudança. Livro de atas (pp. 150–155). FPCEUC.
Malva, Madalena (2021). Perfil dos estudantes do Instituto Politécnico de Viseu: Estudo evolutivo desde o Tratado de Bolonha. Millenium, 2(9), 307–321. https://doi.org/10.29352/mill029e.24879
Mangas, Catarina, Lopes, Sara, Ferreira, Paula, & Beato, Isabel (2019). Ingressar no ensino superior depois dos 23 anos: Oportunidades e motivações. Cadernos de Pesquisa, 49(172), 36–52. https://doi.org/10.1590/198053145943
Mendes, Cláudia (2009). A gestão de acesso e creditação de qualificações dos “Maiores de 23” na Universidade de Lisboa [Relatório de estágio, Universidade de Lisboa]. Repositório Institucional da Universidade de Lisboa. https://repositorio.ulisboa.pthandle/10451/2206
Moio, Isabel Sofia (2017). Reconhecimento de competências no ensino superior: Uma realidade reconhecida ou a reconhecer? [Tese de doutoramento, Universidade de Coimbra]. Estudo Geral, Repositório Científico da UC. https://hdl.handle.net/10316/90537
Monteiro, Angélica, Barros, Rita, & Moreira, António (2015). Novos públicos do ensino superior: Abordagem à aprendizagem de estudantes maiores de 23 anos. Revista Portuguesa de Pedagogia, 49(1), 131–149. https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_6
Noronha, Daisy, & Ferreira, Sueli (2000). Revisões da literatura. In Bernadete Campello, Beatriz Cendón, & Jean-Marie Kremer (Orgs.), Fontes de informação para pesquisadores e profissionais (pp. 191–198). UFMG.
Oliveira, António José, Mauritti, Rosário, & Pereira, Eliane R. (2021). Políticas de democratização do acesso e diversificação do perfil de estudantes no Ensino Superior: Experiências de Portugal e Brasil. Revista FORGES, 7(1), 82–101.
Organização das Nações Unidas. (2015). Transforming our world: The 2030 agenda for sustainable development. United Nations.
Osborne, Michael (2022). The barriers to access in higher education and their alleviation. In James E. Côté & Sarah Pickard (Eds.), Routledge handbook of the sociology of higher education (2nd ed., pp. 164–173). Routledge.
Pearce, Nick (2017). Exploring the learning experiences of older mature undergraduate students. Widening Participation and Lifelong Learning, 19(1), 59–76. https://doi.org/10.5456/WPLL.19.1.59
Pereira, Armanda S. (2013). Non-traditional university students at university: An explanatory model of the intention to continue studying [Dissertação de mestrado, Universidade do Minho]. Repositório Institucional da Universidade do Minho. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/21145
Pereira, Eduarda (2009). Alunos maiores de 23 anos: Motivações para o ingresso no ensino superior na UP [Dissertação de mestrado, Universidade do Porto]. Repositório Aberto U.Porto. http://hdl.handle.net/10216/20327