A experiência de estudantes maduros no ensino superior português

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Thyene Bürkle
https://orcid.org/0000-0002-1073-2956
Preciosa Fernandes
Angélica Monteiro
https://orcid.org/0000-0002-1369-3462

Resumo

A preocupação com o acesso de diversos públicos ao ensino superior (ES), a nível europeu, fundamenta o discurso de políticas como a via especial para estudantes “maiores de 23” (M23) em Portugal. Este artigo tem como objetivo contribuir para ampliar o debate a respeito do acesso, e vivências, de estudantes M23 ao ES e compreender efeitos dessas vivências/experiências na sua vida pessoal e profissional. Procedeu-se a uma revisão de literatura em bases de dados como o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, SCIELO e os repositórios das 11 universidades públicas portuguesas, de artigos publicados no período de 2009 a 2023. Conclui-se que o acesso de estudantes M23 no ES pode ser uma ferramenta poderosa para promover justiça social e democratização, contudo ainda existem desafios em termos de adaptação das instituições de ES às necessidades desse público. Quanto aos efeitos identificados, a literatura identifica o desenvolvimento de competências transversais, avanços na carreira e rendimento, fortalecimento da identidade pessoal e profissional, aumento da autoconfiança, enriquecimento cultural e valorização da aprendizagem ao longo da vida.

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Secção

ARTIGOS | Submissão livre

Biografia do Autor

Angélica Monteiro, CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

Qualificação académica
2011 – Doutoramento em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

 

Categoria
Investigadora (PhD contratada no âmbito da "Norma transitória", com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP)

Como Citar

Bürkle, T., Fernandes, P., & Monteiro, A. (2025). A experiência de estudantes maduros no ensino superior português. Educação, Sociedade & Culturas, 71. https://doi.org/10.24840/esc.vi71.1434

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