Mobilidade transatlântica e estudos indígenas: Uma análise das teses em Portugal
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Resumo
Este artigo propõe uma análise da mobilidade transatlântica no contexto acadêmico, com ênfase nas teses de doutoramento produzidas em instituições de ensino superior de Portugal, no âmbito dos estudos indígenas. A pesquisa investiga a contribuição de investigadores/as para o campo dos estudos indígenas, examinando as perspectivas teóricas adotadas e os temas abordados nas teses, ao longo de 10 anos (2013–2023). Utilizando uma revisão sistemática, o estudo analisa teses encontradas nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, com o objetivo de investigar o que tem sido produzido nas pesquisas acadêmicas sobre os povos indígenas em Portugal. A partir dessa análise refletimos sobre a mobilidade transatlântica, os saberes transfronteiriços e as perspectivas críticas e emergentes, tentando compreender o grau de comprometimento das temáticas e as abordagens teórico-metodológicas adotadas com a transformação social e a valorização dos povos indígenas. Ao examinar o intercâmbio de ideias e metodologias entre diferentes contextos culturais e acadêmicos, a pesquisa evidenciou a importância da mobilidade transatlântica na promoção de uma ciência mais plural, inclusiva e capaz de dialogar com as necessidades e saberes dos povos indígenas.
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