Usos e sentidos da educação não formal nos debates parlamentares portugueses entre 1976 e 2023
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Resumo
A educação não formal tem sido alvo de uma atenção política crescente. Este artigo pretende problematizar os sentidos heterogéneos atribuídos à educação não formal nos debates parlamentares em Portugal entre 1976 e 2023. A nossa abordagem tem por base a realização de uma análise documental temática dos debates parlamentares portugueses a partir da 3.ª República, nos quais se fizeram referência à noção de “educação não formal”. Pretende-se discutir em que medida os debates políticos que invocam a educação não formal se aproximam ou distanciam das perspetivas europeias sobre a aprendizagem ao longo da vida. Os resultados indicam que, discursivamente, os usos sobre o modo da educação não formal consagrados no Diário da Assembleia estão alinhados com as tendências e orientações políticas europeias. A educação não formal tem vindo a ser pensada como uma ferramenta promotora de empregabilidade, cujas especificidades alegadamente favorecem a aquisição de competências valorizadas no mercado de trabalho.
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