Processo de Formação e Constituição Identitária nas Narrativas de Professores/as

Debate acerca da Responsabilidade Social da Universidade

Autores

  • Cláudia Starling Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte
  • Ana Maria Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte
  • Ana Carolina Araújo da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi58.118

Palavras-chave:

responsabilidade social da universidade, processo de formação e constituição da identidade docente, pesquisa (auto)biográfica

Resumo

Nas últimas décadas, observa‑se um movimento de reelaboração do papel social da universidade para abarcar as dimensões constitutivas de sua reorganização na perspectiva da responsabilidade social da universidade (RSU). O objetivo deste artigo é discutir sobre a formação e o processo de constituição identitária dos/as docentes como nuances fundamentais da RSU, que podem ser evidenciadas nas narrativas dos/as professores/as. A partir da perspectiva (auto)biográfica, discutimos os tensionamentos vivenciados nesse contexto de mudanças por um professor e uma professora em processo de inserção na docência universitária que atuam em cursos de Licenciatura em diferentes universidades federais brasileiras. Orienta‑nos a questão: como pensar a universidade em que o processo de formação e constituição da identidade docente esteja atrelado às condições necessárias para que a universidade se estruture a partir de uma perspectiva mais ampliada de seu papel social? As narrativas apresentadas indicam que uma importante dimensão da RSU é a garantia ao direito e às condições de formação, inserção e trabalho dos/as professores/as vinculados/as ao seu entorno social, favorecendo a quebra de concepções mercantilistas de docência e formação.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Starling, C., Saraiva, A. M. ., & Silva, A. C. A. da . (2021). Processo de Formação e Constituição Identitária nas Narrativas de Professores/as: Debate acerca da Responsabilidade Social da Universidade. Educação, Sociedade & Culturas, (58), 139–157. https://doi.org/10.24840/esc.vi58.118